A infeção de um homem com o Vírus do Nilo Ocidental no Algarve foi, ontem à noite, confirmada pela Direção Geral de Saúde. O resultado das análises feitas ao homem residente na região que esteve doente em julho/agosto deste ano, com suspeitas de infeção com o vírus, confirmou o diagnóstico.
Segundo a DGS, as análises «realizadas pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, vieram confirmar a presença do vírus nas amostras colhidas».
Apesar de o Diretor Geral de Saúde, Francisco George, ter dito ao Sul Informação, a 1 de setembro, que os resultados das análises seriam conhecidos «dentro de uma semana», só agora foram revelados.
Na altura, o responsável adiantou ao nosso jornal que um homem, «com mais de 70 anos, foi tratado no Centro Hospitalar do Algarve, em Faro, teve alta, curado» e que a infeção aconteceu «seguramente» no Algarve.
Em nota publicada no seu site, a DGS diz que «estes resultados não alteram a situação anterior, mas confirmam a causa da infeção».
«As medidas preventivas multissectoriais tomadas desde a deteção do caso na Região do Algarve mantêm-se em vigor», acrescenta a nota.
A situação vai continuar a ser acompanhada pelas instituições envolvidas que, «em caso de necessidade», irão atualizar a informação.