A Câmara Municipal de Silves pagou a reparação da autoescada pertencente aos Bombeiros Voluntários de Silves, num arranjo que ascendeu a 21.406,92 euros.
Este equipamento, único no concelho e que se encontrava inativo, é considerado pela autarquia como «uma importante mais-valia para o concelho e para a região, no que toca ao combate a fogos, sobretudo em zonas urbanas de alta densidade, como acontece no litoral do concelho, nomeadamente em Armação de Pêra e na baixa da cidade de Silves, onde há volumetrias consideráveis nas edificações e elevada concentração de pessoas, em particular na época balnear».
É, igualmente, «bastante importante em intervenções de resgate diferenciadas, designadamente no colapso de estruturas, subsidências de vias, deslizamentos, entre outros incidentes graves, ou em situação de catástrofe, podendo ainda apoiar equipas de resgate em grande ângulo ou efetuar avaliações e reparações de diversas estruturas».
A presença de uma autoescada com as características da que agora foi reparada com o apoio da autarquia é, pois, «decisiva para a definição de uma estratégia de combate a sinistros».