Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

IMG_98589 (Medium)«A Universidade do Algarve não consegue passar despercebida numa exposição dedicada ao Mar», salientou, sem disfarçar o orgulho, António Branco, o reitor desta instituição de Ensino Superior, durante a visita inaugural à Mar Algarve Expo, que decorre até amanhã, sábado, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro.

A forte presença da universidade algarvia, através dos seus centros de investigação, mas também de laboratórios e divisões, salta à vista, neste certame. Na segunda edição do evento, a academia algarvia reforçou a sua participação e partilha o espaço com outras entidades regionais e nacionais, com forte ligação ao Mar, e com empresas do setor.

O objetivo de juntar no mesmo espaço empreendedores, investigadores e entidades públicas com competências na área do mar no mesmo espaço é, de resto, promover uma maior interação entre os agentes ligados à Economia Azul.

IMG_9817 (Medium)«Os atores, uns do setor público, outros do privado, estão, muitas vezes, a trabalhar cada um por si. Aqui  podemos funcionar como um elo de ligação entre todos. É isso que queremos: juntar esforços e reduzir quintinhas. As pessoas quando ensaiam cooperar, chegam à conclusão que competir em cooperação também é bom», salientou João Vargues, vice-presidente da associação Maralgarve, que coorganiza o evento com a empresa Lpro.

Além desta dimensão económica, onde se incluem seminários e workshops, a Mar Algarve Expo também tem uma dimensão lúdica, dirigida, em grande medida, à população escolar, mas também ao público em geral. «Temos muitas visitas escolares e atividades promovidas por miúdos de escolas. Após a experiência ganha no ano passado, conseguimos ter mais atividades e mais grupos e turmas a vir visitar-nos», revelou.

Além disso, «foi reforçada a vertente de showcooking e serão mais frequentes», além de haver «momentos de animação inesperados», que pretendem tornar uma visita ao certame agradável para todos.

João Vargues destacou, ainda, o envolvimento de mais estruturas da UAlg, nesta edição da Mar Algarve Expo. «Este ano, estão todos os centros de investigação [relacionados com o Mar] presentes, quando no ano passado, em Portimão, a universidade esteve representada como um todo. Este ano houve mais espaço e a dinâmica por parte deles e é importante esta proximidade entre as empresas e a UAlg», considerou.

«Não me canso de recordar que a UAlg produz 20 por cento dos conteúdos científicos do país [ligados ao Mar]. Só tem à sua frente a Universidade de Lisboa, que tem uma dimensão cinco vezes superior, em número de alunos. Isso é um orgulho para nós e para o Algarve», salientou, por seu lado, António Branco.

 

Fotos: Hugo Rodrigues/Sul Informação

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Sul Informação

Farol da ilha da Culatra é «um monumento vivo» e quer que toda a gente o saiba

Os 220 degraus que é necessário vencer para chegar ao cimo do Farol do

Sul Informação

Montenegro pede legislação ao Governo para limitar estacionamento de transferes

Steven Sousa Piedade, presidente da Junta de Freguesia de Montenegro, quer que o Governo