Lagoa associa-se às comemorações nacionais do Dia Municipal para a Igualdade e Cidadania – assinalado a 24 de outubro – uma iniciativa de Cidadania Local em que, num compromisso coletivo com a Igualdade, centenas de organizações de todo o país e autarquias locais promovem diversas iniciativas, desde 2010.
O programa deste ano integra ações que visam a educação, transformando-a e promovendo a participação dos munícipes, no sentido de destacar a igualdade de oportunidades e a cidadania proativa, consciencializando-os das necessidades e aspirações de cada grupo da comunidade, no sentido de construir uma sociedade mais justa e equitativa.
As comemorações têm início na sexta-feira, dia 23 de outubro, às 18h00, na Biblioteca Municipal de Lagoa, com a conferência “Um olhar sobre a Igualdade”, por Leonor Valente Monteiro, especialista na área, com reconhecido mérito nacional e internacional ao nível do exercício da advocacia em especial e na defesa dos direitos humanos em geral.
Leonor Valente Monteiro vai apresentar uma abordagem descontraída, mas incisiva, sobre a temática da igualdade de género no contexto da promoção da paridade e da cidadania ativa, no respeito pela diferença e no combate à violência contra qualquer pessoa, em especial mulheres, crianças e idosos.
Após a conferência, será inaugurada a exposição coletiva PúbliArte – que ficará patente na Biblioteca Municipal até ao dia 31 de dezembro – que visa promover a criatividade artística e a inovação dos trabalhadores/artistas da Câmara Municipal de Lagoa, mostrando ao público diferentes habilidades e aptidões artísticas e encorajando o espírito de partilha e de convívio e o sentimento de pertença à organização.
Os trabalhos a expor abrangerão a Pintura, Poesia, Fotografia, Escultura, Artesanato (cerâmica, tecelagem, bordados, doçaria regional), entre outras.
As comemorações terminam a 25 de outubro, domingo, pelas 10h00, com uma Marcha pela Igualdade e Cidadania, em Carvoeiro – com partida junto à Igreja e oferta de água e t-shirts – promovendo o convívio de uma forma saudável, num percurso de 5 ou 10 quilómetros, onde será possível desfrutar da beleza da costa e dialogar informalmente, com todos os participantes, sobre uma matéria tão importante como é a Igualdade e a Cidadania.