Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Vale do FreixoO empreendimento turístico do Vale do Freixo, previsto para a antiga Quinta do Freixo, na União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, é a «nova ameaça ao barrocal algarvio», à semelhança do projeto da Quinta da Ombria, que será erguido na mesma zona, denunciou a Almargem.

A associação ambientalista algarvia lamenta que, «numa altura em que o famigerado projeto da Quinta da Ombria se prepara para arrancar, esteja já em preparação um outro projeto semelhante, na antiga Quinta do Freixo, ambos em plena Rede Natura 2000».

A forte polémica que tem envolvido e adiado o projeto da Quinta da Ombria, «não impediu o Município de Loulé e a Golferei – Empreendimentos Turísticos [empresa ligada ao resort Pine Cliffs] de assinarem em Novembro de 2012 um contrato com vista ao avanço do novo projeto, numa primeira fase através da elaboração de um Plano de Urbanização, o qual se encontra atualmente em vias de conclusão», enquadrou a Almargem

Este novo projeto «recebeu do anterior Governo as menções de “interesse nacional” e até de PIN», naquilo que, para a Almargem, foi «um descarado branqueamento político, justificado pelo alegado caráter de pólo económico, tecnológico e “verde” do empreendimento». Mas, no fundo, «apresenta uma semelhança completa com o da Quinta da Ombria», que foi muito criticado pelas associações ambientalistas.

O empreendimento do Vale do Freixo prevê a construção de «dois hotéis, oito aldeamentos turísticos (totalizando cerca de 1700 camas) e outros equipamentos complementares», bem como de um campo de golfe.

Além disso, alega a Almargem, irá afetar diretamente «o aquífero Querença-Silves, razão fundamental para as fortes reservas da UE relativamente ao projeto da Quinta da Ombria» e «vários habitats protegidos pela legislação comunitária e nacional».

Os ambientalistas algarvios lembram, ainda a vizinhança com a Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena e a «enorme proximidade (apenas cerca de 100 metros) ao mais importante abrigo algarvio de morcegos cavernícolas, classificado de importância nacional».

Rocha da PenaA Almargem salienta que a Quinta da Ombria «começou já a receber do Município de Loulé os alvarás necessários para iniciar a construção de 370 moradias e um hotel (totalizando cerca de 1.700 camas), para além de um campo de golfe, numa das zonas mais emblemáticas do Barrocal Algarvio, paredes meias com a Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola».

«Durante um número indeterminado de anos, dependendo do ritmo de construção dos vários lotes, o local estará transformado num autêntico estaleiro de obras, arruinando a magnífica paisagem e os valores naturais até aqui existentes», acusa.

Isto apesar dos esforços da Almargem e de outras associações ambientalistas, que denunciaram o caso à União Europeia. «Em 2011, na resposta final da Comissão Europeia ao recurso apresentado pela LPN da decisão de arquivamento da queixa apresentada em Bruxelas e relativa à Quinta da Ombria, é sublinhada a preocupação da UE relativamente à existência, já na altura, de uma pretensão para um outro empreendimento turístico semelhante no Barrocal, sublinhando o indesejável impacto cumulativo dos dois projetos sobre uma mesma área da Rede Natura 2000», recordou a Almargem.

«A Associação Almargem vai lutar com todos os meios ao seu alcance para que este novo atentado à identidade cultural e natural do Barrocal Algarvio não venha a ser perpetrado, apelando desde já ao Município de Loulé para que reveja as decisões tomadas pelo anterior executivo camarário relativamente ao projeto do Vale do Freixo, o qual, a avançar, colocaria Loulé, mais uma vez, na mira das instituições internacionais e pelos piores motivos», concluiu a associação.

sulinformacao

Também poderá gostar

infralobo_maqueta DUNAS DOURAS

Vale do Lobo ganha cinco estações de bicicletas elétricas em Maio

Cinco estações de bicicletas elétricas vão ser implementadas, em Vale do Lobo (Almancil), durante

GNR Quarteira Detenção Operação Stop

Quarteira: GNR detém traficante de droga que estava ilegalmente em território nacional

Um homem suspeito de traficar droga foi detido pela GNR, durante uma operação stop,

Avenida do Atlântico_Quarteira|Zona onde vai nascer a Via Panorâmica de Loulé|Avenida do Atlântico_Quarteira_2|Projeto 2ª fase Avenida do Atlântico Quarteira

Quarteira vai ter mais Avenida do Atlântico, Loulé vai ganhar via panorâmica

Uma via panorâmica, a construir a Sul da cidade de Loulé, integrada num parque