Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

algarve nature weekO vídeo promocional da Algarve Nature Week ganhou o 1º prémio, na categoria “Turismo Rural e de Natureza”, do Festival Internacional de Cinema e Turismo Art&Tur 2015, que decorreu em Vila Nova de Gaia.

O filme algarvio foi um trabalho da produtora algarvia Margem Produções para a Região de Turismo do Algarve e contou com direção e argumento de João Viegas e direção de fotografia e edição de Pedro Matos.

O Art&Tur colocou a concurso alguns dos melhores trabalhos do mundo do audiovisual relacionados com o setor do turismo, sejam documentários, filmes promocionais ou até spots publicitários. A 8ª edição deste evento decorreu entre 20 e 24 de Outubro, em Gaia.

No total, foram 256 filmes os filmes a concurso no Festival, com origem em 54 países diferentes, divididos por 15 categorias temáticas, como “Destinos Turísticos”, “Turismo Cultural”, “Hotéis e Resorts”, “Gastronomia e Vinhos”, “Turismo Religioso”, “Turismo Rural e de Natureza”, entre outros.

Com cinco minutos de duração, “Região de Leiria – Território de Maravilhas” foi o filme agraciado com o Grand Prix Art&Tur 2015 – Competição Nacional, tendo também recebido o primeiro prémio na categoria “Destinos Turísticos”.

Na competição internacional, o vencedor do Grand Prix Art&Tur 2015 foi “Hola Islas Canarias” que, com quatro minutos e oito segundos, ficou também em 1º lugar na categoria “Tourism Destination” e venceu o prémio “Best Commercial”.

O júri, que reúne especialistas nacionais e internacionais, atribuiu também prémios especiais aos filmes “Pérola do Índico II” (City of Vila Nova de Gaia Award), “The Mallorca Adventure” (Best Ibero-American Film), “TAP Safety Video – 70th Anniversary “ (Branding & Business Award), “Norte de Portugal – Uma Região Única” (Innovative Destination Award), “In Love This Summer” (Best Asian Film), “Corumbá incrível” (Best Lusophony Film), “Music Voyager TV Series” (Creative Tourism Network Award) e “Dubai in 5 Days” (Skal International Award).

Os prémios técnicos foram para “Could only happen in Ghent” (Best Promotional), “Castles and palaces of Europe / Schlösserwelten Europas” (Best Documentary), “Music Voyager TV Series” (Best Tv Program), “A New Imperial HiStory – Memories are the future” (Best Art Direction Award) e “Ria de Aveiro, a Paixão que nos Une” (Best Audiovisual Tourism Campaign).

prémio video promocionalA nível nacional, o filme alemão “Castles and palaces of Europe / Schlösserwelten Europas” venceu o primeiro prémio na categoria “Turismo Cultural” que, na competição internacional, reconheceu o trabalho espanhol “Bienvenidos al Prado”.

Na categoria “Desporto e Atividades ao Ar Livre”, o filme “Ria de Aveiro, a Paixão que nos Une” foi o vencedor nacional e o espanhol “Open 365” o galardoado na competição internacional.

“The Spirit of Discovery – Corinthia Hotel Lisbon”, de Portugal, venceu o prémio na categoria “Hotéis, Spas & Resorts” tanto na competição nacional como na internacional.

Na categoria “Turismo Rural e de Natureza”, ficaram em primeiro lugar os filmes “Algarve Nature Week” (Competição Nacional) e “Reencuentra sensaciones (Reencounter sensations)” (Competição Internacional).

A “Reabertura do Convento de Jesus” convenceu os jurados na categoria “Turismo Religioso” que, a nível internacional, viu agraciado o trabalho “Qingxiu Yuan through the ages” de Taiwan.

Quanto à “Gastronomia e Vinho”, o grande vencedor nacional foi “Porto Ferreira – Waterloo Vintage 1815” e o internacional “El nacional”.

“ArtBeerFest Caminha 2014” (nacional) e “Triumph Tridays Event In Austria” (internacional) foram os vencedores da categoria “Eventos, Feiras e Congressos”, e, na classe “Vida Humana”, ficaram em primeiro lugar “Fishtour – A unique experience on the sardine route”(nacional) e “Olufuko” (internacional).

“Lagoa de Óbidos – Living Heritage” (nacional) e “CBT Vietnam: Series” (internacional) ficaram em primeiro lugar na categoria “Pessoas e Lugares” enquanto “Don’t Let Our Wolves Become Homeless – Last Push” e “Nature & Wildlife of Southern Africa” foram os vencedores na categoria “Ecologia e Biodiversidade”.

O júri do Art&Tur premiou também os filmes “Terra Nostra Moments” (nacional) e “Más fácil de lo que crees, más cerca de lo que imaginas – Series” (internacional) na categoria “Turismo de Saúde e Bem estar” e na secção “Filmes em Animação” atribuiu o primeiro lugar a “Casa da Atalaia” (nacional) e “Why Hong Kong” (internacional).

O turismo de natureza é um produto em ascensão na Europa, estimando-se que venha a motivar cerca de 26 milhões de viagens em 2020.

O Algarve tem cerca de 40 por cento de área com estatuto de conservação, oferecendo 19 áreas classificadas – cinco protegidas e 14 integradas na Rede Natura 2000.

A primeira edição da Algarve Nature Week, entre 11 e 19 de abril, mostrou a beleza natural do destino a milhares de pessoas que procuraram atividades ao ar livre com descontos especiais. A RTA garante que, «em 2016, o evento regressará com mais promoções e novas experiências».

 

Atualizado às 12h05 de dia 27, acrescentando informação fornecida pela RTA.

 

Veja aqui o vídeo promocional premiado:

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Feira da Serra «brinda à tradição» com vinho e aposta no Turismo

Em 2016, a Feira da Serra de São Brás de Alportel cresceu em espaço

Sul Informação

Almograve tem novo Posto de Turismo

  O Posto de Turismo de Almograve, no concelho de Odemira, já abriu ao

Sul Informação

Hotéis algarvios estão mais caros no Verão de 2017

Os hoteleiros algarvios esperam aumentar os preços por quarto no Verão de 2017, mas