Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Foto em Abril de 2013 - Martyna Mazurek
Pego do Inferno em Abril de 2013 – Foto de Martyna Mazurek

O Pego do Inferno, em Tavira, pode voltar a estar acessível ao público já para o ano, se a meteorologia ajudar, uma vez que, durante o Verão passado, não teve água.

A Câmara Municipal tem previstas obras de requalificação do espaço, financiadas ao abrigo do programa Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), mas, mesmo antes de a candidatura ser aprovada, a autarquia quer devolver-lhe a visitabilidade e a «dignidade».

Em conversa com os jornalistas durante a Fam Trip promovida ao concelho de Tavira, pela Região de Turismo do Algarve, Jorge Botelho adiantou que «já no próximo ano, com ou sem candidatura, iremos fazer – desde que haja água – com que o pego seja limpo e visitável, não pela parte de cima, mas pela parte de baixo, para que volte a ser uma zona com dignidade».

No entanto, para que isso aconteça, «é preciso que chova, para que a cachoeira possa ter água. Devido a dois anos secos que tivemos, o pego não tem água, tem um ar desolador, mas, felizmente, depois do incêndio, já retomou o verde», adiantou o autarca.

Jorge Botelho já tinha avançado ao Sul Informação, em Julho, que havia intenção de avançar com obras no Pego do Inferno, mas que a Câmara não tinha o valor necessário disponível (cerca de 1 milhão de euros) e que, por isso, ia ser apresentada uma candidatura no âmbito do novo quadro comunitário.

Agora, em Outubro, o autarca atualizou essa informação e diz que «temos 500 mil euros previstos numa candidatura através do DLBV, em parceria com a In Loco e, se for aprovado, faremos a intervenção de reaproveitamento».

Na internet continua ativa uma petição para que a recuperação do Pego do Inferno avance, neste momento,  com mais de 1500 assinaturas.

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Polícia Marítima apreende mais de 50 “páreos de praia” nos areais de Tavira

O Comando-Local da Polícia Marítima de Tavira apreendeu na segunda-feira, 17 de julho, mais

Sul Informação

INEM reforça meios de emergência para o Algarve durante o Verão

O Algarve terá, durante o Verão, mais meios de emergência do INEM disponíveis, de

Sul Informação

Câmaras de Alcoutim, Loulé e São Brás apoiam Agrupamento de Defesa Sanitária de Alcoutim com 20 mil euros

O Agrupamento de Defesa Sanitária de Gado Bovino, Ovino e Caprino do Concelho de