O Rallye Casinos do Algarve foi ganho por Ricardo Moura, mas, no final, quem festejou, foi José Pedro Fontes, que se sagrou Campeão Nacional de Ralis, pela primeira vez. O piloto português acabou a oitava e última prova do Nacional de Ralis na segunda posição, o que foi suficiente para garantir o título.
O rali algarvio serviu como a “negra” para as duplas José Pedro Fontes/Miguel Ramalho (Citroen DS3 R5) e Ricardo Moura/António Costa (Ford Fiesta R5), que entraram para a útima prova da temporada separados por apenas 9,5 pontos, diferença que deixava tudo em aberto (a vitória valia 25 pontos).
Moura , que já arrecadou o título de campeão nacional por três vezes, fez o que estava ao seu alcance e foi o mais rápido, nos trilhos e estradas de Loulé e São Brás de Alportel. Mas José Pedro Fontes, que acabou por beneficiar do furo de Pedro Meireles para chegar à segunda posição da geral o que lhe permitiu garantir os pontos suficientes para manter a liderança do campeonato. O pódio ficou completo com a dupla Carlos Martins/Daniel Amaral.
No Campeonato FAPK Ralis do Sul, a vitória na prova rainha do Clube Automóvel do Algarve sorriu à dupla Luís Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer Evo VII). As duplas Ricardo Filipe/José Martins (Mitsubishi Lancer EVO VI) e José Dimas/Ricardo Barreto (Subaru Impreza) garantiram, respetivamente, o 2º e 3º lugar.