O dominicano Manuel de los Santos, que, antes de perder a perna esquerda, era um jogador de basebol do mais alto nível, ou Cédric Lescut, da Bélgica, que se tornou profissional de golfe em 2002 depois de ter visto parte da sua perna direita amputada, são dois dos jogadores que participam no European Disabled Golf Open, que está de regresso ao Pestana Vila Sol, entre os dias 18 e 20 de novembro, inserido na campanha Golf4all da Associação de Turismo do Algarve (ATA).
O Algarve recebe esta prova de referência internacional, que contará com a participação da elite mundial de jogadores de golfe com deficiência e é promovida pela Associação Europeia de Golfe para Deficientes. Segundo a ATA, «será uma oportunidade para mostrar o Algarve como um destino inclusivo, à escala global».
Pelo segundo ano consecutivo, a Ordem de Mérito Premier Series da EDGA (European Disabled Golf Association) será decidida em território nacional, tendo como anfitrião o Algarve, considerado o melhor destino de golfe da Europa.
Destinado a todos, jogadores com deficiência, juniores, seniores, golfistas provenientes de minorias – tanto masculinos como femininos, bem como golfistas de diferentes níveis de capacidades, desde os principiantes, aos jogadores casuais e golfistas experientes, o projeto golf4all reforça as capacidades do Algarve como um dos melhores lugares da Europa para praticar a modalidade, ao mesmo tempo que promove o destino como exemplo de boas práticas de igualdade e acessibilidade.
Além do belga Cédric Lescut e do dominicano Manuel de los Santos, estarão presentes o espanhol Sebas Lorente, o primeiro golfista de cadeira de rodas, Monique Kalman, uma paragolfista holandesa que já conquistou uma medalha de ouro no ténis em Jogos Paralímpicos, e ainda os antigos esquiadores paralímpicos Nino Ouraboh e Martin Wijsman, entre outros.
Substituindo o habitual Handi-Am, será realizado no dia 21 de Novembro um torneio Handi-Junior (cada equipa composta por 1 jogador da EDGA e 3 juniores), prova aberta a todos os juniores golfistas com idade igual ou inferior a 24 anos.
Esta prova não só se insere totalmente no projeto golf4all, como permite que os golfistas mais jovens possam partilhar desta experiência de vida, que possam sentir que o golfe é realmente para todos e que nada é impossível, quando existe força e vontade.
Sendo um evento singular, a ATA considerou que deveria homenagear uma pessoa também singular, apelidando o torneio Taça Chris Stilwell Handi-Junior, personalidade de vulto da indústria turística de golfe algarvia, presidente da Algarve Golfe, um dos sócios fundadores da ATA.
Para o presidente da EDGA, Tony Bennett, «tem sido um prazer trabalhar com ATA ao longo do último ano. A nossa experiência tem-se revelado extremamente positiva e estamos ansiosos para continuar a trabalhar e a desenvolver o conceito Golf4all, um projeto que consideramos estar em total harmonia com a filosofia da nossa associação».
«A essência da campanha Golf4all espelha-se no nosso compromisso promover a modalidade como uma atividade desportiva ideal para todos, independentemente da idade, sexo ou capacidade. Enquanto entidade promotora do turismo do Algarve e dos seus produtos a nível internacional, pretendemos mostrar, com esta campanha, que o Algarve é muito mais que um simples destino de golfe. Somos grandes anfitriões e estamos entre os mais inclusivos do mundo – algo de que nos orgulhamos e que está bem espelhado na realização deste Open», acrescenta Dora Coelho, Diretora Executiva da ATA.
A Associação Turismo do Algarve (ATA) é uma associação sem fins lucrativos, cuja missão principal é a promoção e divulgação turística do Algarve e dos seus produtos regionais (Sol & Mar, Golfe, Natureza e Turismo de Negócios).
Promove o destino Algarve através do estudo, preparação e desenvolvimento de ações específicas nos mercados externos e também através da sincronização entre entidades públicas e privadas para a definição de objetivos e estratégias comuns de promoção no estrangeiro.