Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Unidade Móvel de SaúdeAté maio do próximo ano, os olhanenses vão ter à sua disposição uma Unidade Móvel de Saúde Sexual e Reprodutiva, que irá estar estacionada, todas as segundas-feiras, entre as 18h00 e as 22h00, na Avenida 5 de Outubro, entre os Mercados e o Jardim Patrão Joaquim Lopes.

Trata-se do projeto “Aquém e Além Margens: Risco 0”, da delegação do Algarve da Associação para o Planeamento da Família (APF), e que levará a cabo ações de informação e sensibilização no âmbito do VIH/SIDA e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), rastreios do VIH/SIDA, bem como distribuição de preservativos e material informativo.

Todos podem recorrer a esta Unidade Móvel, embora seja dada uma particular atenção às faixas da população mais vulneráveis, como trabalhadoras sexuais, respetivos clientes, imigrantes e outros grupos que apresentem comportamentos de risco.

A APF é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com finalidades de Saúde. Foi fundada em 1967, e tem como missão ajudar as pessoas a fazerem escolhas livres e conscientes na sua vida sexual e reprodutiva e promover a parentalidade positiva.

Com sede em Faro, a delegação da APF no Algarve foi criada a 7 de abril de 1987, numa década que, em Portugal, foi marcada pela luta pelo direito ao acesso à contraceção, a consultas de Planeamento Familiar e à Educação Sexual em meio escolar, bem como pela crescente preocupação com o VIH/SIDA.

Ao longo dos anos, a APF Algarve tem vindo a centrar a sua atuação em duas grandes áreas: intervenção junto da comunidade na área da Saúde Sexual e Reprodutiva e Planeamento Familiar, com particular enfoque na prevenção do VIH/SIDA e outras IST e organização de ações de formação nas áreas da sexualidade, educação sexual e da saúde sexual e reprodutiva, junto de jovens, profissionais e famílias.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

ACRAL diz que o SNS no Algarve está a piorar e só melhora com Hospital Central

Para a ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, «o

Sul Informação

Autoridade Marítima põe mais “olhos” na costa algarvia para aumentar segurança

Não foi preciso equipamento especial nem de última geração, nem sequer um investimento avultado,

Sul Informação

Concurso em Julho pode resolver falta de médicos de família em Monchique e Portimão

O Governo vai lançar concursos para a contratação de médicos de medicina geral e