Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Presépio gigante de VRSA (3)O presépio gigante de Vila Real de Santo António regressa ao Centro Cultural António Aleixo, este ano, volta a bater recordes, ocupando uma área superior a 220 metros quadrados com 4200 figuras.

Segundo a Câmara de Vila Real de Santo António, «este, que é um dos maiores presépios do país, integra, na sua 13ª edição, mais de 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra e 2500 quilos de cortiça».

Acrescem a esta lista «160 metros quadrados de musgo e uma complexa base de suporte onde se localiza toda a área técnica da estrutura o que permite, por exemplo, o funcionamento dos lagos, a iluminação das casas e os efeitos cénicos».

O município acrescenta que «para dar vida a este presépio foram necessários, mais de 40 dias e 2500 horas de trabalho. Os preparativos começaram há muitos meses atrás, com a construção das centenas de figuras e adereços, tudo feito localmente nas instalações da autarquia».

Para a Câmara de VRSA, «uma das razões do sucesso do presépio gigante de VRSA está nos relevos, cenários e figuras que lhe dão vida, muitas delas mecanizadas e animadas, fator que o distingue de todos os outros existentes no país».

Presépio gigante de VRSA (1)No presépio, para além da recriação completa de aldeias, desertos, fortes e palácios, não foram esquecidos «os episódios cristãos e pagãos associados à quadra natalícia e às tradições algarvias».

Este trabalho tem a assinatura de Augusto Rosa e Teresa Marques, dois funcionários autárquicos que contaram com a ajuda de outros três colaboradores: Joaquim Soares, Telmo Crispim e João Gomes.

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António acrescenta que «ao longo dos anos, o presépio gigante tem também ganho notoriedade dentro e fora do país. Além de ser um dos eventos mais carismáticos da quadra natalícia no Algarve, é já uma referência internacional, a avaliar pela quantidade de visitantes espanhóis e de turistas holandeses, alemães, franceses e britânicos».

As entradas no presépio custam cinquenta cêntimos, verba que reverte a favor do Centro de Acolhimento Temporário «Gente Pequena» da Santa Casa da Misericórdia de VRSA, instituição que tem por finalidade o acolhimento de crianças e jovens, em situação de risco, dos 0 aos 18 anos.

O presépio gigante de Vila Real de Santo António está patente ao público no Centro Cultural António Aleixo, até ao dia 10 de janeiro de 2016. Pode ser diariamente visitado das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00. No dia 1 de janeiro estará aberto das 14h30 às 19h00.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

As “passinhas do Algarve” na seca de 1875, ou o retrato social e económico da região – Olhão, Faro, Vila Real de Santo António e Alcoutim

Os efeitos da seca não eram, em Olhão, diferentes dos outros concelhos do litoral

Sul Informação

Alunos de escolas do Baixo Guadiana participam num concurso de leitura em Castro Marim

Três dezenas de alunos de escolas de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de

Sul Informação

VRSA revisita a sua história no dia em que comemora 243 anos

Vila Real de Santo António (VRSA) vai festejar os 243 anos da sua fundação