Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Protocolo UAlg VouzelaHistória, Arqueologia, Património Edificado e Património Cultural são os domínios em que vai incidir o protocolo geral de colaboração técnico-científica nas áreas do ensino e da investigação, assinado na semana passada pela Universidade do Algarve e pela Câmara Municipal de Vouzela.

Vouzela integra a região de Lafões, que tem como traço histórico-geográfico ser um território de passagem e ligação entre a Beira Litoral e a Beira Interior e que é, desde a Pré-História, percorrido através do vale do rio Vouga.

O projeto prevê a reavaliação do património histórico-arqueológico já conhecido, a prospeção de novos locais com interesse histórico, a realização de sondagens e escavações arqueológicas em sítios a selecionar, mas desde já programados para a Anta de Meruje e para a antiga torre medieval de Bendavises.

Pretende-se ainda o desenvolvimento de conteúdos programáticos que visem a valorização de património já existente, onde se incluem as torres medievais de Cambra, Vilharigues, Alcofra e a necrópole megalítica de Fornelo do Monte.

Protocolo UAlg Vouzela 2O projeto contará ainda com a participação de vários investigadores de outras universidades nacionais e espanholas, e servirá igualmente de campo-escola para a formação dos alunos da licenciatura em Património Cultural e Arqueologia e do Mestrado de Arqueologia da UAlg.

No sentido desta vertente particular da colaboração agora formalizada, está assegurado que a unidade curricular opcional de “Técnicas de Campo: Escavação”, da referida licenciatura, funcione já no início do próximo Verão na primeira campanha de escavações a realizar na Anta de Meruje.

«É desta forma que a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da UAlg poderá cumprir uma das suas principais funções, a da relação direta e muito próxima com a sociedade, através da sua associação a um município, tendo em vista o desenvolvimento do conhecimento do Passado e a promoção do Património Histórico-Cultural como motor de desenvolvimento regional», salienta a Universidade do Algarve, em nota de imprensa.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Candidaturas para os TeSP da Universidade do Algarve estão abertas

As candidaturas online para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) da Universidade do Algarve

Sul Informação

Terras sem Sombra acaba este sábado e (ainda) é tempo de recordar uma das suas jornadas mais emotivas

Agora que está a chegar ao fim a edição de 2017 do Festival Terras

Sul Informação

Centro de Arqueologia da Universidade do Algarve ganha financiamento para projeto inédito

O Centro Interdisciplinar em Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB), da Universidade do