Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Chef Hans Neuner from Ocean Restaurant, Algarve, Portugal. Photo- Paulo Barata
O Chef Hans Neuner no Ocean Restaurant, na Vila Vita, Algarve
Foto de Paulo Barata

O Ocean, restaurante com duas estrelas Michelin do Vila Vita Parc, em Alporchinhos, no litoral do concelho de Lagoa, integra a lista dos 1000 melhores do mundo, conseguida através da convergência de todas os rankings dos melhores da gastronomia, numa grelha objetiva, transparente e internacional.

A ideia surgiu de Laurent Fabius, ministro dos Negócios Estrangeiros francês: fazer uma lista dos mil melhores restaurantes do mundo, sem concessões, restrições e desvios.

Milhares de chefs do mundo inteiro foram contactados, pela internet, para fazerem a avaliação confidencial dos guias do seu país.

As fontes mais rigorosas foram consultadas e cruzadas: desde o Guia Michelin, ao Guia Boa Cama, Boa Mesa, o Guia Repsol, Foursquare, TripAdvisor, Lo Mejor de la Gastronomia, Google Reviews, Worl 50 Best, Zomato, Andyhayler.com, Yelp, Winespectator e outros.

O resultado pode ser consultado em www.laliste.com, e o que o distingue é o facto de evitar o julgamento de culturas gastronómicas ou de determinados restaurantes, e não estar sujeito às especificidades dos guias e a outras condicionantes que tantas vezes influenciam estas avaliações.

Há restaurantes dos 5 continentes, sete deles em Portugal, dois no Algarve. O Ocean, liderado pelo chef Hans Neuner, encontra-se na 76ª posição, sendo mesmo o restaurante português mais bem classificado e o único no top 100, o que o confirma como um dos mais distintos restaurantes portugueses, sempre a somar pontos também aos olhos de públicos estrangeiros.

O suíço Restaurant de l’Hotel de Ville, em Crissier, lidera a tabela. Dos restaurantes portugueses, figuram nesta La Liste, além do Ocean (na 76ª posição), o Belcanto, em Lisboa (101º), o Vila Joya, em Albufeira (142º), a Fortaleza do Guincho, em Cascais (184º), Il Gallo D’Oro, no Funchal (265º), o Arcadas Restaurante,  em Santa Clara, Coimbra (504º)e o Henrique Leis, em Almancil, no Algarve (506º).

Entre os 20 experts internacionais que colaboraram com a equipa francesa que coordenou o projeto, através da associação Les Tables de Cinq Continents, não havia portugueses, o que reafirma a isenção desta distinção.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Tim Motion, ou antes, o Senhor Timóteo regressou a Carvoeiro…e foi para lançar um livro de fotografia

Em 1961, ainda o turismo não era a grande indústria do Algarve, Timothy Motion

Sul Informação

Autoridade Marítima põe mais “olhos” na costa algarvia para aumentar segurança

Não foi preciso equipamento especial nem de última geração, nem sequer um investimento avultado,

Sul Informação

“Habemus” rotundas novas na EN125 em Lagoa!

As duas novas rotundas na EN125, em Lagoa, estão finalmente prontas e com trânsito