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Escola Pinheiro e RosaO Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, de Faro, vai promover uma Semana da Cidadania, que visa mostrar o trabalho que já tem sido feito, nesta área, e fomentar, ainda mais, a participação cívica da comunidade escolar. A iniciativa foi lançada na passada sexta-feira e vai decorrer até dia 15 de Janeiro.

No dia 8, foi lançada a campanha eleitoral para o Parlamento dos Jovens, processo que terminará na próxima sexta-feira. Também foi promovida uma homenagem aos funcionários do Agrupamento.

Ao longo da semana que agora começa, serão promovidas diversas iniciativas, que passam pela construção de um mural, por um debate com o deputado do PSD José Carlos Barros, por exposições e debates (ver programa completo abaixo).

Um dos pontos altos da semana será o lançamento do projecto internacional «Network of democratic citizenship schools», marcado para as 14h30 de 15 de Janeiro. Este projeto «pretende criar uma escala de referência europeia que meça o grau de participação dos diferentes membros da comunidade na gestão da Escola e que proponha acções a desenvolver para que essa participação seja cada vez mais efetiva».

«Sociedades modernas exigem cidadãos mais esclarecidos, mais críticos e mais intervenientes, mas ninguém nasce ensinado. É (também) na escola que se aprende a contribuir para a construção do mundo em que queremos viver», enquadrou o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa.

 

Programa completo Semana da Cidadania:

2ª feira 11 de Janeiro
Início da construção do Mural “Como pode na nossa escola haver mais participação” – As contribuições da comunidade escolar serão utilizadas no projecto “Network of democratic citizenship school”

3ª feira 12 de Janeiro
11h35 – Mobilidade Internacional para Jovens (org. ECOS)

14h30 – Debate com o Deputado José Carlos Barros (org Parlamento dos Jovens)

4ª feira 13 de Janeiro
Abertura da exposição “Projetos de Cidadania na AEPROSA”

5ª feira 14 de Janeiro
9h30 – “Violência em contexto Escolar” (organização PES/APAV)

12h25 – Portugal não é a Grécia! (um retrato da Grécia no ano 5 dT – depois da Troika)
Visão de com a sociedade grega se organizou após a intervenção da troika. A redes comunitárias que se criaram, as dificuldades passadas pelas “pessoas normais”, os desafios que se colocam e as feridas abertas….o que não se vê nos telejornais…

6ª feira 15 de Janeiro
10 às 14 horas – Eleição dos deputados para o Parlamento dos Jovens

14h30 Apresentação do projeto “Network of Democratic Citizenship Schools”
Resultados da votação no Parlamento dos Jovens

sulinformacao

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