Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

sardinha_traineiraO Governo acredita que será possível manter as quotas de pesca de sardinha, tendo em conta «alguma recuperação» dos stocks desta espécie na costa portuguesa.

A ministra do Mar Ana Paula Vitorino disse hoje em Sesimbra que ainda não houve uma decisão, uma vez que se continua à espera que Espanha revele os dados científicos relativos à quantidade de sardinha no seu mar, mas que «há esperança» de manutenção das quotas, já que os dados recolhidos por Portugal são animadores.

A ministra esteve esta quarta-feira no Porto de Sesimbra, acompanhada pelo diretor-geral europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas João Aguiar Machado.

À margem da visita, revelou que a fixação da quota de pesca, para 2016, só será conhecida «depois de se confrontarem os dados científicos sobre aquilo que se passa nas águas portuguesas e nas espanholas». Atualmente, está em vigor um período de defeso, que durará até Fevereiro.

Ana Paula Vitorino deu a entender que se passará a fazer um acompanhamento científico dos stocks existentes nas águas portuguesas de forma mais cuidada e regular, de modo a que o Governo tenha outros argumentos, na altura de negociar com as entidades competentes, seja o Conselho Internacional para a Exploração dos Mares (ICES), que decide as quotas de sardinha, seja a Comissão Europeia, que decide sobre outras espécies de peixes.

No ano passado, os armadores portugueses foram autorizados a pescar até 13 mil toneladas de sardinha. Desta quota, foi destinada aos pescadores algarvios uma parcela de 700 toneladas, que foi atingida ainda em Agosto, a mesma altura em que foi conhecido um parecer não vinculativo do Conselho Internacional para a Exploração dos Mares (ICES), que apontava para uma redução da quota ibérica em cerca de 90 por cento.

Agora, o cenário não se apresentará tão negro, mas não parece plausível que a exigência das associações de produtores nacionais de aumento da quota em 30 por cento venha a ser atendida.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Odemira celebra o Dia do Pescador com festa na Azenha do Mar

  O concelho de Odemira vai comemorar o Dia do Pescador, no dia 24

Sul Informação

Câmara anuncia melhorias no Porto de Olhão em dia de homenagem aos pescadores

As obras de recuperação das rampas do porto de pesca de Olhão vão começar

Sul Informação

Pescadores da Culatra querem pescar nos lotes abandonados da aquacultura offshore da Armona

Nem mais uma licença para quem não utiliza as que já detém na Área