Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Lagoa_Paulo Gonzo_20Lagoa aproveitou o dia em que comemorou os 243 anos da fundação do concelho para apresentar a sua nova marca e para anunciar que 2016 será dedicado ao tema «A Nossa Gente, A Nossa Identidade».

A marca «Lagoa do Algarve», que privilegia os tons de azul e o tema da água, foi apresentada no sábado à noite, num Auditório Municipal de Lagoa quase esgotado para assistir ao concerto comemorativo dos 40 anos de carreira de Paulo Gonzo.

O presidente da Câmara Francisco Martins recordou que, depois de o ano de 2014 ter sido dedicado «ao mar, com toda a nossa costa e praias», tendo esse tema motivado «mais de 80 iniciativas», e de 2015 ter sido dedicado «ao nosso produto porventura mais conhecido, o vinho», em 2016 «vamos dar o que de mais genuíno temos, as nossas gentes e identidade, aquilo que nos diferencia de todos os outros».

«Somos lagoenses e temos orgulho nas nossas raízes, história e origens e é isso que queremos elevar ao longo deste ano. Temos dado muito ao mundo, mas também temos sabido receber», sublinhou.

O autarca salientou ainda que, ao longo do corrente ano, Lagoa é também «Cidade do Vinho», distinção que irá motivar muitas iniciativas ligadas ao setor.

Para afirmar o nome de Lagoa, o Município aposta na presença, em alguns casos pela primeira vez, em feiras internacionais de turismo, como Barcelona, Madrid, Berlim, Paris ou Londres, tanto mais que estas cidades passam agora a estar ligadas ao Algarve por rotas aéreas diretas para o Aeroporto de Faro.

A primeira participação começou precisamente hoje e prolonga-se até domingo, 24 de Janeiro. Trata-se da 36ª edição da FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid, Espanha.

 

Lagoa_exposição_08

As comemorações dos 243 anos da fundação do concelho de Lagoa começaram logo na manhã de sábado, com a arruada da Nova Filarmónica de Lagoa, em direção à Rua 16 de Janeiro onde os presidentes da Assembleia e da Câmara Municipal – José Águas da Cruz e Francisco Martins, respetivamente – descerraram uma placa comemorativa em azulejo, com cópia da Carta Régia da concessão do alvará pelo Rei D. José em 1773.

À tarde, no Auditório do Convento de São José, teve lugar a primeira do Ciclo de Conferências do Património Histórico-Arqueológico do Concelho de Lagoa, “Ad Praeteritum, para o Passado”, que contou com as intervenções de Alexandra Rodrigues, diretora regional da Cultura, da vereadora Anabela Simão, tendo sido oradora Andreia Fidalgo, da Universidade do Algarve.

De seguida, foi inaugurada a exposição “A identidade do Algarve: Forais, Alvarás e Cartas Régias”, numa parceria entre a RAalg – Rede de Arquivos do Algarve e a Câmara Municipal de Lagoa, e que estará patente até 26 de fevereiro nas celas do Convento de São José.

À noite, a fechar as comemorações com chave de ouro, o Auditório Municipal quase esgotou para ouvir o concerto dos 40 anos da carreira de Paulo Gonzo.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

banho de mar ferragudo (4)

310 pessoas foram “ao banho” em Ferragudo

310 pessoas, um «número recorde», participaram, esta segunda-feira, 1 de Janeiro, no XII Banho

Sul Informação

Moçoilas querem dar música às histórias de vida que recolhem na serra algarvia

Há histórias de vida das gentes da serra algarvia que não são contadas em

Sul Informação

Três projetos da Câmara de Lagoa vão receber financiamento do Algarve 2020

Três obras, integradas no Plano de Ação e Regeneração Urbana (PARU) de Lagoa, vão