Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Startup Europe Week@Portimão“Será o Algarve um terreno fértil para a criação de startups? Que oportunidades, ecossistema e financiamento para a criação de novos negócios no Algarve? Como criar uma startup? Quais os principais entraves e oportunidades para a criação de empresas de base tecnológica no Algarve? Como é que se cria e fomenta um ecossistema empreendedor? Será possível inovar no Algarve?”

Estas serão algumas das questões a debater no dia 5 de fevereiro, no evento principal da SEW, em Portimão, “Start Talking About…”, que contará com um painel de convidados de referência na área do empreendedorismo nacional e regional.

Portimão irá juntar-se, assim, a mais de 220 cidades europeias que, durante a semana de 1 a 5 de fevereiro, vão dinamizar várias atividades no âmbito do “Startup Europe Week”- SEW, um mega evento de empreendedorismo promovido pela Comissão Europeia e do Startup Europe, com vista a divulgar e promover a criação de novas empresas de base tecnológica nas várias regiões da Europa.

A partir das 18h00 de sexta-feira, dia 5 de fevereiro, no TEMPO- Teatro Municipal de Portimão, será lançado o debate sobre a criação de um ecossistema empreendedor, startups e apoios institucionais existentes no Algarve.

Participam André Marquet, co-fundador e presidente de Productized.co e co-fundador da Beta-i, Bruno Carlos, diretor geral da Clarnet Soho Portugal, Hugo Barros, coordenador do CRIA- Universidade do Algarve, João Saleiro, co-fundador da Boonzi.pt (software de finanças pessoais) e David Santos, presidente da CCDR Algarve e do CRESC Algarve 2020. A moderação estará a cargo de Luís Correia, co-fundador da PopcornMetrics.com e co-organizador da Startup Europe Week em Portimão.

O “Start Talking About…” tem início às 18h00, com receção aos participantes e apresentação da iniciativa europeia Startup Europe Week, seguido do painel de debate sobre o ecossistema empreendedor, startups e apoios existentes, com lugar a perguntas e respostas e debate com o público.

A partir das 21h00, os participantes serão convidados a continuar o networking, na companhia de uns copos e petiscos nas melhores tasquinhas da cidade.

O evento tem entrada gratuita, com bilhetes disponíveis em https://www.amiando.com/sew_portimao, e é especialmente dirigido a empreendedores que queiram fazer a diferença na região do Algarve e aqui desejem criar os seus negócios, com especial ênfase para os de base tecnológica, contribuindo para a criação de um ecossistema empreendedor no Algarve.

Um dia antes, a 4 de fevereiro, em modo de aquecimento para o evento principal, a organização local lança o desafio a todos os empreendedores de partilharem os seus insucessos no caminho para o sucesso e participarem no “Warm-up: let’s talk about failure”, uma sessão descontraída onde a ideia é falar do que nem sempre corre bem e, acima de tudo, como evitar.

Este warm-up terá lugar entre as 19h00 e as 20h30, na Taberna Cool 33, em Portimão, e é de entrada gratuita, devendo apenas ser feita a inscrição na página do SEW Portimão.

E porque é importante estimular um espírito empreendedor junto do público escolar, a SEW Portimão irá também dinamizar no dia 4 de fevereiro, às 11h50, uma sessão especial para algumas turmas do 12ºano da área de Ciências e finalistas de Informática da Escola Secundária Poeta António Aleixo, com a participação de Luís Correia, que irá partilhar o seu percurso inspirador e fazer uma introdução ao mundo das Startups.

A SEW Portimão é co-organizada com a Startup Europe Week e tem como organizadores locais dois empreendedores – Luís Correia e Maria Nobre de Carvalho -, contando ainda com a parceria da Câmara Municipal de Portimão.
Luís Correia é natural e residente no concelho de Portimão, fundador da startup www.popcornmetrics.com, uma plataforma para profissionais de marketing digital com sede em Londres.

Impulsionador de grupo StartAlgarve, que promove eventos mensais com outros founders no Algarve, Luís Correia defende que o Algarve tem excelentes condições para o desenvolvimento de um ecossistema para a criação de startups tecnológicas. Está envolvido em vários eventos de promoção do empreendedorismo no Algarve. É orador e mentor convidado em vários eventos sobre o empreendedorismo.

Maria Nobre de Carvalho mudou-se para o Algarve em 2003, para trabalhar numa pequena start­up que, dois anos depois, é adquirida por uma empresa norte americana.

Durante oito anos foi, a partir do Algarve, responsável pela estratégia de implementação global da 2ª maior agência de viagens online para estudantes universitários norte americanos.

Em 2013, cria o seu próprio negócio, a Beat ­ Social Engagement, uma empresa de consultoria em Marketing sediada em Lagos.

Com gosto especial pelo voluntariado, junta-se à Associação Teia D’Impulsos e ao Projeto Vela Solidária e aprofunda o interesse pelo empreendedorismo social, dedicando, hoje, grande parte do seu tempo à produção e promoção de eventos de cariz cultural e recreativos no Barlavento Algarvio.

Para a Câmara Municipal de Portimão, organizar este evento, em parceria com estes dois empreendedores locais, vem no seguimento do “dinamismo que o Município tem vindo a preconizar na promoção do empreendedorismo na Região do Algarve e, reforça a aposta de continuar a fazer de Portimão, não só um ponto de encontro para gente empreendedora, como contribuir ativamente para a criação de um ecossistema empreendedor local”.

A SEW Portimão conta ainda com o apoio de divulgação por parte do Sul Informação e da PopcornMetrics.com, e a colaboração dos alunos do Curso de Multimédia da Escola Secundária Poeta António Aleixo, a nível de cobertura fotográfica.

 

Clique aqui para conhecer o programa completo e informação acerca dos convidados da Startup Europe Week Portimão.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Centro histórico de Portimão_2

Financiamento vem ajudar à reabilitação dos edifícios do Centro Histórico de Portimão

Os edifícios do Centro Histórico de Portimão já podem vir a receber condições especiais

Sul Informação

Segurança nos portos de Portimão, Lagos e Sagres e necessidades dos ilhéus motivam obras

Intervenções «a pensar na segurança» nos Portos de Pesca de Portimão, Lagos e Sagres

Sul Informação

Crepes recheados de sabores algarvios partem de São Brás para o mundo

A inspiração surgiu em França, mas, como indica o nome, os crepes do são-brasense