Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

João MeloJoão Melo, um dos escritores portugueses mais premiados, é o autor do mês de Fevereiro da Biblioteca Municipal José Mariano Gago, de Olhão.

A obra mais conhecida do escritor açoriano é o romance «Gente Feliz com Lágrimas», editado em 1988 e que, entretanto, foi adaptado para teatro, pelo grupo «O Bando», e para o pequeno ecrã, como telefilme e série de televisão, por José Medeiros.

Mas este é apenas um exemplo de uma vasta obra, já que tem mais de 20 livros publicados, em forma de ensaio, antologia, poesia, romance e conto. Algumas das suas obras de ficção valeram-lhe vários prémios literários, nacionais e internacionais.

O mais recente foi-lhe atribuído no passado dia 20 de janeiro, altura em que recebeu o Prémio Vergílio Ferreira 2016, pelo conjunto da sua obra narrativa e/ou ensaio, na Universidade de Évora. O último livro que editou foi o romance «Lugar Caído no Crepúsculo».

João de Melo nasceu em 1947 no lugar da Achadinha (Açores). Em 1967 começou a estudar e trabalhar em Lisboa, foi sindicalista, editor e crítico literário, antes de se formar em 1981 em Filologia Românica, na Faculdade de Letras. Foi ainda professor e conselheiro cultural da embaixada portuguesa em Espanha.

Ao longo da sua acumulou uma obra diversificada, que poderá ser conhecida no átrio da Biblioteca Municipal José Mariano Gago, no espaço do autor do mês.

sulinformacao

Também poderá gostar

Low Tech Groove

Low Tech Groove atuam no Cantaloupe Café de Olhão

O quarteto Low Tech Groove vai atuar no domingo, dia 7 de Janeiro, às

Sul Informação

Bruno Santos tomou posse como 2º comandante dos Bombeiros Municipais de Olhão

Bruno Santos tomou posse como 2º comandante dos Bombeiros Municipais de Olhão na passada

Sul Informação

As “passinhas do Algarve” na seca de 1875, ou o retrato social e económico da região – Olhão, Faro, Vila Real de Santo António e Alcoutim

Os efeitos da seca não eram, em Olhão, diferentes dos outros concelhos do litoral