Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

CarnavalJPEGA aldeia histórica de Paderne prepara-se para receber um dos Carnavais mais tradicionais do Algarve. Este ano, a organização (Casa do Povo e Grupo de Amigos de Paderne) elegeu como tema das celebrações a “Crise de Valores”, prometendo arrancar boas gargalhadas à conta da atual situação socioeconómica do País.

Nos dias 7 (domingo) e 9 (terça-feira de Carnaval), entre as 14h00 e as 18h00, centenas de foliões vestidos a rigor e dezenas de carros alegóricos percorrem o interior da povoação, num desfile bastante animado que todos os anos atrai milhares de visitantes àquela freguesia do barrocal algarvio.

A organização dos festejos conta com os apoios da Câmara Municipal de Albufeira, Junta de Freguesia de Paderne, Caixa Agrícola e Jornal “a Avezinha” e a colaboração da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne, várias associações locais e o apoio da população, que vê no evento um dos momentos altos do ano.

À noite, a partir das 21h00, há baile no Salão de Festas da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne. A animação musical fica a cargo de Filipe Conde.

Na sede do concelho, em Albufeira, a tradição também é levada muito a sério – Carnaval que é Carnaval celebra-se durante três dias – com brincadeiras e muitas trapalhadas no Espaço Multiusos da cidade.

No dia 6, o Baile de Carnaval vai ter o acompanhamento musical de Nuno Balbino e Valter Cabrita. Já no dia 8, a Nuno Balbino junta-se Carlos Coelho para animar a Festa que, em ambas as datas, começa a partir das 20h00, prolongando-se até à 1h00 da madrugada.

No dia 9 de fevereiro, entre as 17h00 e as 20H00, há Matiné com Concurso Juvenil de Máscaras.

O Baile de Carnaval no Espaço Multiusos de Albufeira é organizado pela Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, em parceria com várias associações do concelho (Clube Desportivo e Cultural de Albufeira, Clube Desportivo Areias de São João, APEXA e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira) e o apoio do Município. A entrada é gratuita.

Os mais pequeninos também gostam de brincar ao Carnaval e de mostrar que, também eles, sabem vestir a pele de várias personagens, representadas através de bonitos fatos coloridos, resultado do empenho e criatividade conjunta de alunos, pais, professores, educadores e auxiliares de educação de Creches, Infantários e Escolas do 1º Ciclo do concelho, que todos os anos participam nos festejos próprios da época.

Amanhã, dia 5 de fevereiro, entre as 9h00 e as 12h00, várias centenas de crianças (Creche “Os Palmeirinhas”, Infantário “Os Piratas”, Infantário “Quinta dos Pardais” e Infantário “O Búzio”) reúnem-se em frente ao edifício dos Paços do Concelho para o habitual desfile em direção ao centro da cidade. Em caso de más condições atmosféricas o desfile realiza-se no Espaço Multiusos de Albufeira.

Também amanhã, realiza-se o Desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas de Ferreiras, que irá decorrer da seguinte forma: 10h00 – Jardim de Infância de Vale Serves e Jardim de Infância de Ferreiras| 9h30 – EB 1 de Vale Carro| 9h45 – EB 1 de Olhos de Água| 10h00 – Escola BI/JI de Paderne.

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge também celebra o Carnaval com muita brincadeira. Na tarde do dia 6 de fevereiro (14h30 às 17h30), os mais pequeninos podem participar num programa bastante divertido, que inclui Concurso e Baile de Máscaras, Espetáculo de Magia, Pinturas Faciais e diversas brincadeiras e jogos. No final há oferta de lembranças a todos os participantes.

As inscrições podem ser feitas através de contacto telefónico para os números: 289 598 853| 289 599 507 ou do seguinte endereço eletrónico: biblioteca@cm-albufeira.pt

sulinformacao

Também poderá gostar

Paderne Medieval 2017 Video Nilton

A «acolhedora aldeia» de Paderne voltou à época medieval

A aldeia de Paderne, em Albufeira, voltou à época medieval entre 29 de Dezembro

Sul Informação

Albufeira celebra Nossa Senhora da Orada com procissão no mar e bênção aos pescadores

As festas em honra de Nossa Senhora da Orada, em Albufeira, até já começaram,

Sul Informação

Azulejos tradicionais substituem números de polícia em casas da zona antiga de Albufeira

73 novos azulejos tradicionais vão, até ao final de Setembro, substituir os números de