Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Conversas com CiênciaO Centro de Ciências do Mar (CCMAR) do Algarve já lançou «Conversas com Ciência» na loja FNAC de Faro e vai continuar a desafiar a população a participar neste «espaço de diálogo informal», onde será possível trocar ideias com investigadores sobre o trabalho que desenvolvem, em diversas áreas.

A próxima sessão desta rubrica acontece a 10 de Março, e irá ter como tema «A culpa é do mosquito? – Malária, leishmaniose e outras doenças».

As «Conversas com Ciência» começaram com um sessão que levou a assistência «À descoberta de novos medicamentos na natureza», guiados pelos investigadores João Varela (CCMar/MarBiotech) e Wolfgang Link (CBMR – Center for Biomedichal Research). A moderação esteve a cargo do jornalista Hugo Rodrigues, do Sul Informação.

Aqui, foram abordados temas bem diversos, como a produção científica que já se faz, nesta área, no Algarve, nomeadamente a relacionada com o cancro, a transferência de tecnologia na área da investigação biomédica e também questões éticas ligadas à indústria farmacêutica e ao uso de fármacos ainda em experimentação por doentes terminais.

Mas também se falou de ecologia, já que, como ilustrou o CCMar, o objetivo desta iniciativa era mostrar que «o mar é uma fonte de biodiversidade e recursos importante para nós, mas encontra-se ameaçado pela poluição e pesca excessiva».

«Espera-se que com esta abordagem o público aprecie a importância do mar e a enorme necessidade de proteger este ecossistema para benefício da Humanidade», ilustrou o centro de investigação algarvio.

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Sul Informação

Marcos do Urbanismo em Faro vão estar em exposição no Museu Municipal

A exposição “Faro, marcos de urbanismo”, que vai dar a conhecer os principais momentos

Sul Informação

Faro aumenta verba dada ao associativismo do concelho

A Câmara de Faro aumentou, em 15 mil euros, a verba de apoio às