Malcolm Hayday e Peru Sasia são dois dos especialistas mundiais em Finanças Éticas e Solidárias, que participam a partir de hoje e durante o fim de semana na 2ª edição do Fórum dedicado ao tema, que terá lugar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, em Faro.
Nesta constante discussão sobre o financiamento da banca comercial, o endividamento e o orçamento de estado há um grupo de pessoas e associações que procura alternativas aos modelos económicos em uso. Malcolm Hayday e Peru Sasia chegam a Portugal para ajudar a lançar ideias para a criação da banca ética.
Esta que será a 2ª edição do Fórum (a primeira teve lugar em 2015, no Porto) acontece nos dias 19, 20 e 21 de Fevereiro, em Faro, tendo como tema “Outras Economias, Novos Imaginários”.
Malcolm Hayday é inglês e é o fundador Banco Social Charity Bank, o único banco sem fins lucrativos do Reino Unido, e é de momento o administrador do Help for All Trust, o fundo que gere doações a projectos sociais.
Peru Sasia é do País Basco e é o fundador e presidente da FIARE Banca Ética, uma das instituições financeiras pioneiras na área.
A banca ética tem-se mostrado como uma alternativa ao sistema financeiro comercial. As suas propostas, no que diz respeito ao modelo de gestão bancária, ao crédito e ao endividamento, são inovadores mas até agora ainda não existe em Portugal nenhuma instituição de finanças ética.
A convite do Fórum de Finanças Éticas, Malcolm Hayday e Peru Sasia vêm partilhar o seu know-how, a sua experiência e ajudar a dar os primeiros passos da banca ética portuguesa.
A sessão de abertura está marcada para esta sexta-feira, dia 19, às 18h00, com a participação de Peru Sasia.
No sábado, dia 20, os trabalhos começam às 9h00 e vão conduzir os participantes «através de diversas narrativas em torno da história da Banca Ética na Europa», contando com a presença de Malcolm Hayday e Peru Sasia.
À tarde, os trabalhos sobre «Moeda Social» vão decorrer pela mão da equipa Ecosol, do Centrio de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
No domingo, dia 21, o enfoque será dado à «Banca Social: a Inovação», contando com a presença de polaco Włodzimierz Grudziński, representante do fundo de investimento TISE, e com o croata Krešimir Prevendar, representante do mais recente banco ética da Europa, o EBanka.
Durante o Fórum terão lugar dezenas de mostras de projetos e iniciativas solidárias, oficinas paralelas, atividades culturais e de bem estar.
Saiba mais sobre o Fórum clicando aqui.
Conheça o programa completo do Fórum clicando aqui.