Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Bons enchidos de Monchique Foto: Martyna Mazurek
Bons enchidos de Monchique Foto: Martyna Mazurek

As tradicionais chouriças, morcelas, ou presuntos, aliam-se aos – mais inovadores – couratos, rissóis de torresmo, ou “pizza enchida”, em mais uma edição da Feira dos Enchidos  de Monchique, que começa esta sexta-feira, dia 4, e dura até domingo.

Em 2016, a feira tem, pela primeira vez, três dias, um fator que pode levar a bater o recorde de visitantes, atingido no ano passado.

Segundo Luís Grade, vereador da Câmara de Monchique, a maior novidade, para este ano, «é que temos três dias de feira. Como o espaço é alugado, procuramos rentabilizá-lo ao máximo e, à semelhança da Feira do Presunto, a Feira dos Enchidos passa a três dias também. Esta é uma alteração feita também a pedido de vários produtores».

No recinto da feira, por vezes insuficiente para receber tanta gente, vai haver alterações. «Vai ser um espaço mais amplo, vamos ter a restauração noutro sítio, separada da zona dos concertos», adiantou ao Sul Informação.

Bons enchidos de Monchique - Foto: Martyna Mazurek
Bons enchidos de Monchique – Foto: Martyna Mazurek

A nível de expositores o número não varia em relação ao ano passado, cerca de 50. «É, mais ou menos, o mesmo número que no ano passado. Estamos condicionados ao espaço e não podemos ir muito para além disto», lamenta Luís Grade.

A Feira dos Enchidos tem crescido com o passar dos anos, a nível de visibilidade, e a fama chega para lá da Serra de Monchique. «Temos pedidos de expositores de todo o país mas, infelizmente, não posso aceitar os de fora, quando o espaço não dá para todos o que são de cá», explica o vereador.

O recorde de visitantes foi batido no ano passado mas, com três dias de feira, Luís Grade coloca «a fasquia mais alta: esperamos 25 mil pessoas. Esperamos uma grande enchente no domingo para ver o concerto do João Pedro Pais».

A animação musical é uma das apostas da autarquia para atingir este número. «Na sexta-feira, será mais dedicado  à gente da terra, depois, no domingo, é que esperamos receber 90% dos visitantes. Mas o programa de animação é intenso e muito bom logo desde sexta-feira».

No primeiro dia da feira atua o Grupo Folclórico Amigos de Montenegro, às 21h30. Já no sábado, à mesma hora, sobem ao palco da Feira dos Enchidos os Átoa, enquanto João Pedro Pais é o nome reservado para o espetáculo de domingo à tarde (18h00).

Além destes espetáculos haverá animação circulante, com o Grupo de Concertinas da Sertã, e demonstrações de karaté e das classes de Ginástica Rítmica do Clube Desportivo e Cultural da Nave.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Doces feitos com arte fazem crescer água na boca em Lagos

Há doces que se podem comer, outros que são para beber e até há

Sul Informação

Médico morre no segundo dia de trabalho no Centro de Saúde de Monchique

Um médico que começou a trabalhar no Centro de Saúde de Monchique na passada

Sul Informação

Crepes recheados de sabores algarvios partem de São Brás para o mundo

A inspiração surgiu em França, mas, como indica o nome, os crepes do são-brasense