Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Algarve na BTL de 2016_15

Silves e Vila do Bispo voltam a estar presentes na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2016, que termina este  domingo, dia 6 de Março, na FIL. Os dois concelhos algarvios pretendem mostrar que «o Algarve não é só praia», através de iniciativas que valorizam tanto a serra como o barrocal.

«Queremos mostrar um Algarve diferente», afirma Miguel Gonçalves, um dos técnicos presentes do stand de Silves. A autarquia silvense, este ano, oferece uma mostra de produtos regionais, como a alfarroba, a laranja e a cerveja artesanal «Marafada», e conta com uma apresentação sobre o lince ibérico.

O concelho promove também a feira medieval de Silves, que só no ano passado contou com a presença de 130 mil pessoas, e o vinho que se produz localmente, tendo o visitante oportunidade de marcar uma visita às adegas, para provar e saber mais sobre este « néctar dos deuses».

A Divespot, empresa de mergulho, apresentou ao público o maior recife natural do Algarve, único no país pela sua dimensão. Tem cerca de 30.000 anos e localiza-se frente à baía de Armação de Pêra, numa estrutura que se estende por 7 milhas náuticas de Noroeste para Sueste, desde o Farol de Alfanzina até à ponta da Galé.

«Queremos sobretudo mostrar que Silves é sustentável e que respeita as tradições de uma forma diferente, divulgando-as em atividades culturais», acrescenta Miguel Gonçalves.

Vila do Bispo na BTLJá o stand de Vila do Bispo tem também património para mostrar e novidades a apresentar no campo da arqueologia subaquática. Artur de Jesus, historiador, disse ao Sul Informação que os afundamentos de navios feitos na I Guerra Mundial, ao largo de Sagres, por um submarino alemão, têm estado a ser investigados. A apresentação da descoberta vai ser este domingo, dia 6, com o apoio do Centro de Investigação Naval.

Durante o ano, o concelho vila-bispense realiza também ações educativas nas mais variadas áreas, com o apoio de idosos e de analfabetos, até porque «são essas pessoas que muitas vezes têm histórias para nos contarem», refere Artur de Jesus. «Não podemos esquecer a nossa história. Temos de aproveitar o saber do passado para usufruir o presente».

Os stands dos concelhos algarvios situam-se no “Espaço Algarve”, destino nacional convidado da edição deste ano da BTL, no pavilhão 1 da Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações.

 

Vídeo promocional de Silves:

 

 

Autor: João Carmo é aluno de Ciências da Comunicação da Universidade do Algarve e está a fazer o seu estágio curricular no Sul Informação

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Um quarto dos portugueses que vai passar férias fora de casa escolhe o Algarve

Um quarto dos portugueses que vai passar férias fora de casa em 2017 escolhe

Sul Informação

Carros do Aeroporto invadem Montenegro, mas solução não descola

A situação não é nova e parece não ter solução à vista: o estacionamento

Sul Informação

Animação de Verão regressa a Armação de Pêra

Insufláveis ou aulas de fitness são algumas das atividades da animação desportiva de Verão,