A Câmara Municipal de Faro acolhe já amanhã, às 17h00, uma sessão pública destinada a apresentar os trabalhos desenvolvidos no âmbito do Plano de Pormenor da Lejana, bem como a recolher contributos.
Está já concluída a primeira fase da elaboração da proposta (Caracterização/Diagnóstico) e encontra-se em elaboração a segunda fase (Estudo prévio).
Esta sessão terá lugar no salão nobre do edifício da Câmara de Faro e destina-se aos moradores e proprietários da área de intervenção do plano, bem como quaisquer outros eventuais interessados.
A área de intervenção do PP Lejana tem cerca de 43 hectares afetos ao perímetro urbano de Faro, sendo limitada a sul pela Avenida Calouste Gulbenkian, a poente pela Estrada da Senhora da Saúde, a Norte, ainda que incluindo parcialmente, pela urbanização titulada pelo Alvará nº 1/04 e área envolvente ao futuro traçado da 3ª Circular de Faro, e a nascente pela EN2/Estrada do Alportel.
Esta área integra, parcial ou totalmente, diversas urbanizações resultantes de operações de loteamento urbano, parcelas desocupadas objeto de pretensões de particulares, a área envolvente ao Depósito de Água, assim como áreas que necessitam de ser requalificadas e reestruturadas.
Com a elaboração deste plano, a Câmara de Faro diz pretender «assegurar uma estrutura urbana coerente, equilibrada e sustentável, potenciando um urbanismo que respeite a morfologia do local e, em simultâneo, contribuir para a valorização das entradas da cidade de Faro, promovendo a qualificação/requalificação dos principais eixos viários, designadamente a EN2/Estrada do Alportel e a Estrada da Senhora da Saúde, assegurando ainda a concretização da terceira Circular de Faro na área de intervenção».