Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Porto de Pesca de PortimãoO Porto de Pesca de Olhão vai ser palco, no dia 12 de maio, de um exercício de combate à poluição do mar por hidrocarbonetos. “Olhão 2016”, como é denominado o simulacro, é uma organização conjunta do Departamento Marítimo do Sul da Autoridade Marítima Nacional, Autoridade Nacional de Proteção Civil, Câmara Municipal de Olhão e Docapesca.

O exercício “Olhão 2016” tem três objetivos principais, no que diz respeito às operações de combate à poluição do mar: treinar de modo consistente os meios atribuídos ao Departamento Marítimo do Sul e à Capitania do Porto de Olhão; treinar e incrementar a cooperação com outras entidades, em particular as autarquias, e demonstrar à população em geral as capacidades e determinação dos serviços responsáveis pelo combate à poluição do mar no Algarve.

A escolha do Porto de Pesca de Olhão deve-se ao facto de se tratar de um local com forte tráfego marítimo, associado à sua localização no coração do Parque Natural da Ria Formosa.

As entidades organizadoras reconhecem, ainda, a importância do turismo, recreio, valores naturais e patrimoniais, tendo em vista prevenir e combater eficazmente a poluição do mar por hidrocarbonetos nas praias e nos portos.

Cerca de 60 pessoas vão estar diretamente envolvidas na ação bem como, no que diz respeito a meios materiais, embarcações para a manobra de barreiras de contenção do poluente, recuperadores, material absorvente, tanques portáteis, equipamento ligeiro de limpeza, viaturas pesadas e ligeiras, tratores e equipamento de proteção individual.

Os hidrocarbonetos naturais são compostos químicos constituídos apenas por átomos de carbono e de hidrogénio, aos quais se podem juntar átomos de oxigénio, azoto ou nitrogénio e enxofre, dando origem a diferentes compostos.

Os hidrocarbonetos naturais mais comuns são o petróleo, o gás natural e o carvão.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Segurança nos portos de Portimão, Lagos e Sagres e necessidades dos ilhéus motivam obras

Intervenções «a pensar na segurança» nos Portos de Pesca de Portimão, Lagos e Sagres

Sul Informação

Porto de Recreio de Olhão vai tornar-se «referência no país» após investimento de 3,3 milhões

O Porto de Recreio de Olhão foi (finalmente) concessionado hoje, dia 16 de Junho,

Sul Informação

Obras na Doca de Faro já arrancaram (com fotos)

As obras de reabilitação do revestimento da Doca de Faro começaram na passada segunda-feira,