Um incêndio numa embarcação de pesca em Alvor, de que resultaram três feridos, foi a base do exercício operacional que o Corpo de Bombeiros de Portimão realizou ontem, dia 30 de março, ao fim da tarde.
O cenário fictício surpreendeu, pelas 18h30, o dispositivo operacional dos Bombeiros de Portimão e incluiu um incêndio a bordo da embarcação de pesca “Rio Alacem”, cedida para este simulacro.
Ao incêndio, seguiu-se uma explosão a bordo, que provocou três feridos com queimaduras, um dos quais submerso na Ria de Alvor, quando se atirou para a água na tentativa de apagar a roupa inflamada.
Este simulacro dos bombeiros, que foi encarado «como se de uma situação real se tratasse, executando todos os procedimentos inerentes ao alerta, despacho, mobilização e notificações operacionais», está integrado no programa “90 anos… 90 atividades!” das comemorações do 90º aniversário dos Bombeiros de Portimão.
Segundo este Corpo de Bombeiros, «terá lugar, mensalmente, um exercício temático direcionado para cada uma das diferentes vertentes da intervenção em operações de proteção e socorro».
No mês de Março, reconhecendo o risco associado à intensa atividade marítima no concelho, a escolha recaiu na organização de «um exercício livex (com meios reais) que permitisse testar a resposta a um incêndio numa embarcação e a articulação com os demais Agentes de Proteção Civil, nomeadamente a Autoridade Marítima, enquanto entidade jurisdicionalmente competente naquele espaço». Segundo os Bombeiros de Portimão, os objetivos foram «cabalmente conseguidos».
Este «importante momento pedagógico e de treino operacional» contou com a participação de Equipas de Combate a Incêndios, Equipas de Emergência Pré-Hospitalar e uma Equipa de Mergulho do Corpo de Bombeiros de Portimão e ainda com operacionais da Polícia Marítima, Serviço Municipal de Proteção Civil e representantes da Docapesca, num total de 24 operacionais e 10 veículos.