Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

grupo_e-resplanA Universidade do Algarve participou na segunda reunião do Projeto E-RESPLAN – Innovative Educational Tools for Energy Planning, que decorreu na Universidade Pablo de Olavide (UPO), em Sevilha, no dia 7 de A
bril.

O Projeto E-RESPLAN tem como objetivo preencher lacunas existentes nos programas de ensino superior, particularmente nas fontes de energia renováveis, desenvolvimento e ordenamento do território.

Segundo a Universidade do Algarve, durante os 24 meses do E-RESPLAN  prevê-se «a organização de cursos dirigidos a professores e a alunos dos países da parceria. Estas formações pretendem utilizar mapas concetuais (Cmaps) enquanto metodologia de aprendizagem com foco no planeamento energético integrado, colmatando a necessidade de ferramentas específicas e interdisciplinares no ensino superior».

Para além destas ações, o E-RESPLAN pretende «realizar, testar e divulgar uma nova ferramenta educacional, o ENERGY-CMAP. Trata-se de um software livre para fins científicos e educacionais, que permitirá a atualização contínua dos conteúdos e a interação constante entre alunos e professores».

Este é um projeto financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do ERASMUS+ (Programa Comunitário 2014-2020) e ação Parcerias Estratégicas.

Para além da UAlg e da UPO, a parceria do projeto é constituída pela Universidade de Maribor, Eslovénia (parceiro líder), pela UNIROMA3 – Universita degli Studi Roma Tre (Roma, Itália), pela IRENA – Istrian Regional Energy Agency Ltd,(Croácia) e pela MIEMA – Malta Intelligent Energy Management Agency (La Valeta, Malta).

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Centro de Investigação da Universidade do Algarve está a estudar efeito dos microplásticos em bivalves

O Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve (UAlg) está

Sul Informação

Investigadora da Universidade do Algarve vence prémio internacional na área da agricultura

Raquel Campos-Herrera, investigadora da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no Centro para

Sul Informação

Curso de Medicina da Universidade do Algarve ajuda a fixar médicos na região

Oito dos 28 alunos que terminaram o curso de Medicina da Universidade do Algarve,