Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

 

Presidente Luís Gomes_CM VRSA_3O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, está hoje em Bruxelas para apresentar um conjunto de propostas com vista a aprofundar o projeto de parecer para o combate à radicalização e à violência extremista ao nível local e regional.

Os contributos do autarca na Comissão de Cidadania, Governação e Assuntos Institucionais e Externos (Civex) do Comité das Regiões da União Europeia incidem sobretudo na prevenção e sugerem a adoção de um papel mais interventivo da União na mitigação dos fenómenos migratórios.

Segundo a Câmara de Vila Real de Santo António, Luís Gomes «realça a necessidade de um maior envolvimento da União Europeia em iniciativas e políticas centradas nos territórios de origem dos migrantes, tendo em vista o objetivo de reduzir drasticamente o fluxo de refugiados que chega ao espaço europeu».

Nesta ótica, o membro da Civex insta a Comissão a adotar uma diretiva sobre o PNR (Passenger Name Record) europeu, acompanhada das devidas salvaguardas em matéria de proteção de dados, e sublinha a necessidade de reforçar as sinergias entre as dimensões interna e externa do contra-terrorismo e a cooperação com os parceiros internacionais relevantes neste domínio.

Ainda neste sentido, o autarca defende a necessidade de intensificar a partilha de informação e a cooperação operacional para alcançar progressos na luta contra o tráfico ilícito de armas de fogo, reforçando as políticas para combater o financiamento do terrorismo com base em indicadores de risco.

Na mesma linha, Luís Gomes sublinha a importância de atuar no âmbito da prevenção para fazer face ao problema da radicalização e do recrutamento para o terrorismo, nomeadamente através da monitorização da internet, do reforço das fronteiras externas e do diálogo com as comunidades e líderes religiosos.

Os contributos do autarca português ao projeto de parecer para o combate à radicalização e à violência extremista ao nível local e regional foram emitidos durante a oitava reunião da Comissão de Cidadania, Governação e Assuntos Institucionais e Externos (Civex) que, esta terça-feira debate um conjunto de estratégias para fazer face aos fenómenos da migração e da entrada de refugiados no espaço europeu.

Entre outras atribuições, a Civex tem como missão a emissão de pareceres e projetos de resolução sobre temas como a liberdade, segurança e justiça, tendo igualmente como competências a avaliação de aspetos ligados ao alargamento, à cooperação e à subsidiariedade europeias.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Autoridade Marítima põe mais “olhos” na costa algarvia para aumentar segurança

Não foi preciso equipamento especial nem de última geração, nem sequer um investimento avultado,

Sul Informação

Cartazes de propaganda da Câmara de Vila Real de Santo António têm de ser retirados até segunda-feira

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) ordenou, na passada sexta-feira, 7 de Julho, à

Sul Informação

Intermarché de Vila Real de Santo António oferece ambulância aos bombeiros

O Intermarché de Vila Real de Santo António entregou uma ambulância de socorro e