Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Corte EN125_01O corte da EN125, entre Maritenda e o cruzamento das Fontainhas, não avança para já, e durante o Verão. Esta é a garantia que acaba de ser dada ao Sul Informação pelo porta-voz das Infraestruturas de Portugal (IP).

«O sistema de desvio de tráfego proposto pelas Rotas do Algarve Litoral não teve a concordância necessária das autarquias, pelo que a IP não autoriza» o corte da EN125.

A mesma fonte voltou a garantir que «entre 15 de Julho e o final de Agosto não haverá obras na EN125».

Na EN125 (sentido Portimão/Faro), antes do cruzamento das Fontainhas
Na EN125 (sentido Portimão/Faro), antes do cruzamento das Fontainhas

No entanto, as obras de demolição e reconstrução das duas passagens superiores da EN125 sobre a linha férrea, situadas na zona da Maritenda (Loulé) e do cruzamento com semáforos das Fontainhas (Albufeira) «são mesmo necessárias e têm de avançar», acrescentou o porta-voz da IP, mas não será, de certeza, durante o Verão.

A pressão dos autarcas, nomeadamente de Loulé, foi determinante na decisão de adiar as obras. Em declarações ao nosso jornal, Vítor Aleixo explicou que «foi um trabalho de bastidores muito intenso. O senhor secretário de Estado disse que de modo algum o corte iria avançar. Só de loucos, nesta altura, fazer uma obra daquelas, cortando a EN125».

Vítor Aleixo admite que as obras têm de ser feitas, mas nunca nesta altura do ano. «Já no ano passado, as Rotas do Algarve Litoral tinham pedido este corte e os desvios, mas isso abrangia o Verão e nós recusámos. Em Janeiro deste ano, a Câmara deu autorização para as obras, mas desde que ficassem concluídas até à Páscoa», revelou.

Como o Sul Informação e centenas de automobilistas constataram durante a manhã, foram instaladas placas a indicar “Estrada cortada para obras” e há pessoas a utilizar o desvio, mas a utilização da EN125 continua a ser possível…pelo menos até ao fim de Agosto.

Entretanto, a subconcessionária Rotas do Algarve Litoral já tinha tudo preparado para o corte da mais importante estrada de uso livre na região, a começar já esta noite, como se pode ver pelas placas que foram colocadas logo de manhã, não só nas zonas onde o fecho da EN125 deveria ter lugar, como nos desvios e acessos alternativos (veja a galeria de fotos abaixo).

Esta manhã, ainda antes de se conhecer a decisão de adiar as obras para depois do Verão, a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) emitiu um comunicado para exigir que «o Governo, em nome do interesse público, ponha ordem na requalificação da EN 125, mandando parar as obras e suspendendo as portagens na Via do Infante».

 

(Atualizado às 13h40 com declarações de Vítor Aleixo).

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Acidente na EN125 em Alfandanga faz 8 feridos

Uma colisão entre dois automóveis na Alfandanga, na EN125, entre Olhão e Tavira, provocou,

Sul Informação

Acidente na EN125 em Albufeira provocou 5 feridos graves

Uma colisão entre dois automóveis, na EN125, nas Fontaínhas, concelho de Albufeira, provocou, esta

Sul Informação

Incêndio obriga ao corte da Via do Infante entre os nós de Lagos/Odiáxere e Mexilhoeira Grande

O incêndio que lavra desde as 16h30 na zona de Farta Vacas, em Odiáxere,