Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Lagos_1Lagos vai aderir ao Pacto de Autarcas para o Clima e Energia, que prevê que a cidade reduza as emissões de gases com efeito de estufa em 20% até 2020. A decisão foi tomada por unanimidade na reunião de Câmara de 18 de Maio.

O Município explica que o «Pacto dos Autarcas é uma iniciativa da Comissão Europeia promovida pela Agência Europeia para a Competitividade e Inovação, que estabelece o compromisso das cidades signatárias reduzirem em, pelo menos, 20% as emissões de gases com efeito de estufa nos seus territórios até 2020, tal como é referido no Pacote de Medidas da União Europeia sobre o Clima e as Energias Renováveis».

A adesão, que foi recomendada pela Assembleia Municipal em Março de 2015, «comporta igualmente vantagens em termos de financiamentos comunitários, uma vez que o próximo quadro comunitário de apoio contempla um eixo que valoriza a questão da eficiência energética», explica a autarquia.

Em 15 de Outubro de 2015 foi lançado, pela Comissão Europeia, o novo Pacto de Autarcas que integra também a vertente do Clima, passando a designar-se Pacto de Autarcas para o Clima e Energia, e reúne milhares de autoridades locais e regionais que voluntariamente se empenham na implementação dos objetivos relacionados com o clima e a energia da UE nos respetivos territórios.

Os novos signatários do Pacto comprometem-se a reduzir as emissões de CO2 em pelo menos 40 % até 2030, e a adotar uma abordagem integrada para lidar com a mitigação, adaptação às alterações climáticas e acesso a energia segura e sustentável.

O Município de Lagos «compromete-se também a apresentar um relatório de aplicação do Plano de Ação, e a organizar Dias da Energia ou Dias do Pacto Municipal, em cooperação com a Comissão Europeia e outras partes interessadas, permitindo aos cidadãos beneficiar diretamente das oportunidades e vantagens resultantes da utilização mais inteligente da energia».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Ativistas querem que “Mar sem Lixo” seja também sem exploração de petróleo

Se há um projeto da Docapesca, patrocinado pelo Governo, por um “Mar sem lixo”,

Sul Informação

Incêndio de Odiáxere dominado

O incêndio que deflagrou esta tarde, cerca das 16h30, em Odiáxere, foi dado como

Sul Informação

Em Ferragudo, hoje é dia de Limpar o Mar

Hoje, domingo, dia 6 de Agosto, é dia de tratar do Mar, em Ferragudo.