Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

estrada no Alentejo 2Os autarcas dos cinco municípios do Litoral Alentejano reuniram-se, no dia 2 de junho, com o secretário de Estado das Infraestruturas Guilherme d’Oliveira Martins, a propósito de «um conjunto de preocupações a que urge dar resposta nas acessibilidades rodoviárias e ferroviárias na região», reivindicadas pelos autarcas de Odemira, Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.

Os autarcas pretenderam alertar para os «graves constrangimentos das acessibilidades no litoral alentejano», exigindo a continuação dos estudos do IC4 e obras de requalificação do IC1 e do IP8.

No caso concreto das infraestruturas rodoviárias do concelho de Odemira, o autarca José Alberto Guerreiro solicitou intervenções urgentes na ER266, que liga Luzianes-Gare ao limite dos distritos de Beja e de Faro, bem como na EN120.

Também a questão das acessibilidades pedonais ao longo da EN120, entre Baiona e S. Miguel, e na EN393, entre Brunheiras e Vila Nova de Milfontes, foram abordadas pelo autarca de Odemira, com o objetivo de salvaguardar a segurança do considerável número de peões que circulam naquelas estradas nacionais.

Em relação à rede ferroviária, mais uma vez, foram expostos os pontos de vista e preocupações dos autarcas devido à urgência na continuação da linha Sines/Espanha, bem como da necessidade urgente da reabertura das estações encerradas na linha do sul e reativação do comboio regional entre Faro e Setúbal, essencial às populações do interior da região nas ligações intermodais.

Os autarcas informaram o governante que estão a elaborar um Plano Intermunicipal de Mobilidade, que pelo diagnóstico já elaborado aponta na urgência de medidas integradas, cujo investimento urge programar no atual quadro de financiamento comunitário.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Música e teatro animam Almograve, Milfontes e Zambujeira do Mar durante o Verão

Música, desde o cante alentejano ao jazz, e teatro são algumas das propostas de

Sul Informação

220 avós e netos de Odemira vão visitar o Oceanário de Lisboa

O Dia Mundial dos Avós, que se assinala a 26 de Julho, vai assinalado

Sul Informação

Odemirenses apresentaram 21 propostas ao Orçamento Participativo

A população do concelho de Odemira apresentou 21 propostas ao Orçamento Participativo. As sugestões