Uma sessão demonstrativa sobre “Como fazer uma queima em segurança” vai ter lugar a 19 de junho, às 9h00, na sede da Nuclegarve, na freguesia de Ferreiras, numa iniciativa do Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira.
A ação irá decorrer durante a manhã e terá a colaboração da Junta de Freguesia de Ferreiras, Bombeiros Voluntários de Albufeira, Guarda Nacional Republicana e do Instituto da Conservação da Natureza e Floresta.
Esta iniciativa têm como objetivo central reduzir o número de ignições com origem em fogueiras ou queimas de sobrantes agrícolas. Trata-se de «uma meta bastante pertinente, considerando que mais de metade dos incêndios florestais em Portugal resulta de atos de negligência», salienta a organização.
O programa é composto por duas sessões – uma em sala e outra no terreno – em que se privilegia a transmissão verbal de conhecimentos, a aplicação de exemplos práticos, bem como a promoção de boas práticas que ensinam os princípios básicos de prevenção, como utilizar o fogo para efetuar uma queima legal e segura.
«Pretende-se desta forma proporcionar uma verdadeira mudança de atitude», conclui o Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira.