Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Cenas_rua_operativi_2016Com a chegada do Verão, volta a haver «Cenas de Rua» em Tavira. O Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua começa esta sexta-feira e contará com conceituados artistas portugueses e internacionais, que animarão diferentes espaços do centro histórico da cidade até ao dia 14 de Julho com espetáculos agendados, diariamente, para as 22h00. A festa encerra a 20 e 21 de Julho, com a exibição de uma peça inspirada na obra Shakespeare.

O Festival, que se insere no programa de animação «Verão em Tavira», começa hoje à noite com o espetáculo «Operativi!», pela Compagnia Ifratellicaproni da Associazone Eccentrici Dadaró (Itália), na Praça da República. A mesma peça volta à cena amanhã, sábado, no mesmo local.

«Está um alemão, um americano e um italiano… parece o princípio de uma anedota, mas esta é uma história com um fundo muito real. Três soldados-palhaços, veteranos de todas as guerras da história recente, chegam no seu jeep militar para erigir um monumento em ruínas e recordar-nos a estupidez habitual da espécie humana. Uma comédia visual para todos os públicos», descreveu a Câmara de Tavira.

A festa prossegue no domingo com a subida ao palco da Praça da República da Companhia Jean Philippe Kikolas, de Espanha, que apresentará a peça «Sin remite». Este será «um espetáculo de circo teatro e humor gestual», onde o protagonista irá passar a mensagem «através de técnicas como o teatro gestual, a comédia slapstick ou as diferentes piadas visuais».

Na segunda-feira, 4 de Julho, no mesmo local, vai à cena «Enfila S.A.», da Companhia Estampades, também de Espanha. Neste caso, trata-se de um espetáculo de circo inspirado na história das fábricas têxteis catalãs, centrado em duas protagonistas femininas.

No dia seguinte, a animação volta a estar a cargo de uma companhia espanhola, mas desta vez a inspiração da peça é belga. O espetáculo «Manekken’s Piss», da CQP Produtions, é «uma instalação artística cómica e multidisciplinar inspirada na fonte Manneken Pis de Bruxelas».

A animação do «Cenas de Rua» manter-se-á na Praça da República por mais um dia, com o palco a acolher a peça «Entredos», pela Companhia Capicua (Espanha) na quarta-feira. Circo, dança, teatro e manipulação de objetos são algumas das artes que se vão cruzar.

Kumpania AlgazarraNo dia 7 de Julho, será dado espaço a uma formação musical portuguesa, os Kumpania Algazarra, que atuarão no Jardim do Coreto. O mesmo local acolhe, no dia 8, o espetáculo «PaGAGnini», pelos Yallana, que juntará música e teatro.

A 9 de Julho, a companhia algarvia «Ao Luar Teatro» apresenta a sua peça «Varandas da Memória», onde é relembrada a herança islâmica do Algarve, no largo em frente ao Palácio da Galeria. Segue-se a atuação do humorista Aldo Lima, um dos pioneiros da stand-up comedy em Portugal, que estará na Praça da República no dia 10.

11 de Julho é dia de «Queixa-te», espetáculo do Teatro e Marionetas de Mandrágora «inspirado livremente na obra “O grande D. Quixote de La Mancha e o gordo Sancho Pança” de António José da Silva».

No dia seguinte, 12 de Julho, há mais teatro em português, que será trazido pela companhia Teatro o Bando. Na peça «Em Nome da Terra» de Vergílio Ferreira, encenada por Miguel Jesus, «os atores debatem-se com a dificuldade de equilíbrio perante a inexorabilidade do tempo, galopante sobre os corpos cobertos de uma vil nudez emocional: a velhice», segundo a Câmara de Tavira.

A 13 de Julho, há dois espetáculos agendados para o Palco da Praça da República. Em «Lullaby» (Cão à Chuva com Rui Paixão), será proporcionada «uma performance interativa, divertida e com muito humor e dinâmica que abre espaço ao jogo de improviso entre um palhaço e o público».

Já o espetáculo «Curva Ascendente», que poderá ser visto a 13 e 14 de Julho, é um evento que junta performance, instalação artística e gastronomia, idealizado por Tânia Dinis e levado à cena pela Armação do Artista.

Depois deste espetáculo, o Festival «Cenas de Rua» faz uma pausa e só regressa a 20 e 21 de Julho, dias em que a peça «Micro-Shakespear» do Laitrum Teatre (Portugal/Espanha) irá abordar com humor (e celeridade) o vasto espólio literário deixado por aquele que é considerado o maior dramaturgo de todos os tempos. Os espetáculos terão lugar na Praça da República, às 21h00.

sulinformacao

Também poderá gostar

casadasvirtudes_070 (1)

Tavira recebe o “Corpo de Hoje”

O “Corpo de Hoje” – Festival de Artes Performativas de Tavira realiza-se de 17

Sul Informação

“Os Filhos do Fogo de Deus” estão aí para quebrar preconceitos e alcançar novos voos

A peça de teatro “Os Filhos do Fogo de Deus”, que quer quebrar os

Sul Informação

Paróquias de Tavira contratam técnica para restaurar património

As paróquias de Tavira vão ter uma especialista na área de conservação e restauro