Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Festival de Observação de Aves Sagres - Foto de Elisabete Rodrigues|Sul Informação

Já se pode inscrever, desde as 0 horas de hoje, nas mais de 300 atividades do 7º Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, que terá lugar em Sagres, entre 30 de Setembro e 5 de Outubro.

Clicando no website, que tem imagem renovada, poderá não só ficar a conhecer o programa, este ano recheado de novidades, como fazer as suas inscrições. Há atividades para todos os gostos, idades, gratuitas ou pagas, mas com preço especial.

O maior evento em Portugal dedicado à natureza, que este ano terá mais dias e decorre de 30 de Setembro a 5 de Outubro, volta para celebrar a migração das aves e a natureza na acolhedora vila piscatória de Sagres, em Vila do Bispo.

Centenas de observadores de aves e amantes da natureza provenientes de vários países juntam-se no cabo mais sudoeste de Portugal e da Europa e ficam de olhos postos no céu em busca de bandos de grifos, cegonhas-pretas, águias-calçadas ou britangos.

Mas não só de aves se faz este festival. As paisagens são únicas, o sossego é um bónus e a cultura e gastronomia complementam umas mini-férias neste pequeno paraíso do Algarve.

 

festival de birdwatching de sagres

Cada edição do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza é um desafio e superam-se as expectativas. O ano passado atingiram-se os 1000 participantes, que usufruíram das atividades em Sagres durante os dias do festival. Foram estrangeiros, famílias e apaixonados pela natureza, juntos com o mesmo objetivo. Este ano o programa tem mais de 300 atividades, o que bate logo à partida um novo recorde para este festival.

É difícil destacar atividades, mas as que implicam a observação de aves, as sessões de anilhagem, atividades que permitem vê-las de mais perto, a devolução de aves recuperadas à Natureza e as saídas de barco para observação de aves e golfinhos atraem sempre muitas pessoas.

Os mais novos também não foram esquecidos! Terão sessões especiais para eles e poderão acompanhar os adultos em alguns dos passeios previstos.

O 7º Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza é promovido pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, e tem a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Associação Almargem como co-promotores.

Acontece nesta altura do ano porque é o pico da altura da migração de outono, quando as aves migratórias deixam o nosso país em direção a terras quentes africanas.

 

Pardela-de-Barrete, Foto: Jorge Meneses
Pardela-de-Barrete, Foto: Jorge Meneses

 

Porquê Sagres?

A Península de Sagres, no concelho de Vila do Bispo, está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e é uma das zonas mais importantes do Algarve e do país para a avifauna.

Este local alberga espécies únicas na região e é palco de um fenómeno natural que, em Portugal, não encontra semelhante – a migração outonal de aves. Mas nem só de aves planadoras (principalmente rapinas e cegonhas) vive a migração em Sagres.

A zona é um local de eleição nesta época do ano para observar aves marinhas, estepárias (aves dos campos agrícolas), passeriformes (pássaros), entre outras.

Não só a sua paisagem é espetacular, também a sua herança biológica é única na Europa. Aqui podemos encontrar uma grande diversidade de habitats: falésias impressionantes, maquis costeiros, campos agrícolas, bosques, dunas e o mar, que servem de abrigo a centenas de espécies da fauna e flora.

De particular interesse é o número de espécies de flora endémica existentes nesta região, a possibilidade de ver as baleias e, é claro, diferentes espécies de aves, não só de rapina, mas também passeriformes e aves marinhas.

De Agosto a Novembro, esta área torna-se um importante corredor migratório do país para cegonhas, águias, abutres, gaviões e falcões, onde é possível observar quase todas as espécies dessas aves que ocorrem regularmente em Portugal, bem como algumas raridades.

Sagres é sem dúvida um excelente local para observar rapinas e cegonhas, aves marinhas, espécies estepárias e passeriformes. Entre as espécies de aves marinhas destacam-se a passagem de milhares de gansos-patolas, centenas de painhos, cagarras, pardelas-baleares, moleiros.

 

Inscrições em http://www.birdwatchingsagres.com/

Acompanhe-nos: https://www.facebook.com/birdwatchingfestivalofsagres/

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Já abriram as inscrições nas mais de 200 atividades do Festival de Observação de Aves de Sagres

Abriram este sábado as inscrições para as mais de 200 atividades previstas no programa

Sul Informação

Autoridade Marítima põe mais “olhos” na costa algarvia para aumentar segurança

Não foi preciso equipamento especial nem de última geração, nem sequer um investimento avultado,

Sul Informação

PJ apanha 2,1 toneladas de haxixe e detém 7 durante descarga noturna em praia de Sagres [com fotos]

A Polícia Judiciária apanhou, esta madrugada, 2,1 toneladas de haxixe e deteve sete homens,