Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

DSC_1332 (Custom)«Está na altura de começarmos a pensar na Fórmula 1 automóvel» no Autódromo Internacional do Algarve, disse a presidente da Câmara de Portimão ao primeiro ministro António Costa, ontem, ao final da tarde, na inauguração do hotel de cinco estrelas que o Grupo Pestana abriu este Verão junto àquele circuito.

Em jeito de desafio, Isilda Gomes admitiu que conseguir trazer a mais importante prova automobilística para a pista algarvia é um «sonho» e não é «uma corrida de 100 metros, mas uma corrida de fundo». «A aposta vale a pena», garantiu a autarca de Portimão.

Em resposta, no seu discurso, o primeiro ministro António Costa falou na necessidade de «assumir novos desafios» e, voltando-se para Isilda Gomes, disse: «aquele que aqui nos propôs é bastante aliciante, bastante empolgante, vale a pena prosseguir o trabalho». Na assistência, o ministro da Economia e a secretária de Estado do Turismo ouviram e sorriram.

Falar de Fórmula 1 na inauguração do primeiro hotel de 5 estrelas a abrir no concelho de Portimão em 48 anos tem, neste caso, tudo a ver. É que o Pestana Algarve Race Hotel & Resort situa-se no complexo do Autódromo Internacional do Algarve, com vista privilegiada para a pista.

Este hotel, que representou um investimento de 10 milhões de euros, foi apresentado por José Theotónio, CEO do Grupo Pestana, como «uma arma muito poderosa para combater a sazonalidade». «O sucesso do hotel vai depender da capacidade de atração de todo este complexo do Autódromo», acrescentou.

E desse sucesso dependem também os planos de futuro do Grupo Pestana para a nova unidade hoteleira, já que, segundo José Theotónio, se prevê passar dos atuais 75 quartos do hotel para 190 e dos 96 apartamentos para 160, criando mais emprego e mais riqueza.

 

DSC_1409 (Custom)

No seu discurso, o primeiro ministro António Costa tinha sublinhado o carácter «simbólico» da inauguração deste hotel no Algarve, no Dia Mundial do Turismo. É que, salientou o chefe do Governo, «através do Grupo Pestana, estamos a homenagear todos os operadores turísticos que deram o seu contributo indispensável para que este fosse um grande ano turístico». E o Algarve, sublinhou António Costa, até «cresceu acima da média nacional».

Mas a região algarvia, acrescentou o primeiro ministro, «não pode ser só turismo de Verão, deve ter ambição para 365 dias». Para isso, recordou António Costa, dentro de dias será lançado o «Programa Algarve 365 dias», que se destina a «apoiar as atividades de índole cultural que dinamizem a atividade do Algarve para além do período de Verão».

Mas a região «não pode viver só de turismo», tem também de apostar «na economia do mar e na aquacultura», e mesmo no turismo há setores que ainda podem crescer, como «o turismo desportivo e o de congressos».

«Este é um hotel que, ao contrário do que é normal, não tem o mar ao pé», frisou o chefe de Governo. «É por isso que este hotel é também simbólico», ao ser promovido por «um grupo nacional que foi capaz de crescer e de se internacionalizar, numa região que cresceu mais do que a média nacional, e numa localização que demonstra que o Algarve é mais do que as praias, que todos conhecemos e adoramos», concluiu o primeiro ministro.

No fim da cerimónia de inauguração, que contou com a presença do ministro da Economia, da secretária de Estado do Turismo, dos presidentes da Região de Turismo do Algarve e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, bem como de outros responsáveis pelos organismos desconcentrados do Estado na região e de muitos autarcas de todo o Algarve, seguiu-se uma visita ao novo hotel de cinco estrelas.

O guia e anfitrião desta visita foi Dionísio Pestana, o fundador e principal acionista do grupo hoteleiro que nasceu na Madeira e que, como brincou o seu CEO José Theotónio, «teve no Algarve a sua primeira internacionalização».

Atualmente, recordou esse responsável, o Grupo Pestana é responsável por 1100 postos de trabalho na região, «metade dos quais em Portimão». E o grupo até tem já em carteira um novo projeto para o concelho de Portimão.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Centro histórico de Portimão_2

Financiamento vem ajudar à reabilitação dos edifícios do Centro Histórico de Portimão

Os edifícios do Centro Histórico de Portimão já podem vir a receber condições especiais

Sul Informação

Hotéis algarvios estão mais caros no Verão de 2017

Os hoteleiros algarvios esperam aumentar os preços por quarto no Verão de 2017, mas

Sul Informação

Novo terminal vai poupar «dificuldades» ao Aeroporto de Faro «por bons anos»

«Não vamos ter dificuldades por bons anos», assegurou aos jornalistas o diretor do Aeroporto