Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

ministro ambienteO ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes e o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente José Mendes visitaram, na manhã da passada segunda-feira, o Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, que terminou ontem, dia 5 de Outubro, em Sagres. 

Durante a sua visita ao Forte do Beliche, o ministro do Ambiente libertou uma águia-calçada e o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente uma águia-de-asa-redonda, provenientes de cativeiro ilegal e que estiveram em recuperação no RIAS.

A meio da manhã, os governantes participaram num passeio por Sagres, tendo a oportunidade de plantar, simbolicamente, uma oliveira e um pinheiro e remover uma espécie invasora, o chorão-das-praias.

Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, disse «que o evento deste ano já superou, em vários aspetos, os anos anteriores. Nós e os nossos parceiros temos conseguido gradualmente que este evento tenha mais notoriedade, o que também se deve à conquista do “Prémio Município do Ano de 2015” e à excelente equipa que temos, nomeadamente a Almargem, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e o Município. Este ano, tivemos mais 100 atividades que na edição anterior, perfazendo as 300, e muitas esgotaram antes do festival começar. Este ano, o evento durou 6 dias, mais dois do que em 2015, e já foram observadas 110 espécies. Recebemos participantes de mais de 20 nacionalidades. De facto, não é qualquer lugar que tem as condições de Sagres para a observação de aves».

festival observação avesPor sua vez, o ministro do Ambiente Matos Fernandes considerou que «é com a clara consciência de que é o património que nos distingue, é com o património que nós construímos o futuro, que podemos ter um projeto que se distingue pela diferença – este Festival de Birdwatching e todas as iniciativas que estão à volta deste festival. Muitas destas aves podem escolher muitos outros sítios, voam distâncias muito grandes, por isso a nossa responsabilidade transcende o nosso país e mesmo Vila do Bispo».

Por último, o secretário de Estado José Mendes contou que o primeiro contacto que teve com o festival foi «há cerca de dois anos, quando fiz parte do júri que reconheceu Vila do Bispo como o “Município do Ano 2015”, devido à originalidade deste evento, algo que se vem confirmar mais uma vez hoje. Isto deveu-se a uma cadeia de valor completa, uma cadeia de valor sócio-económica e ambiental, que vem revelar o outro Algarve, o que nos parece bastante importante. É claramente um exercício de envolvimento das pessoas. Uma cadeia de valor social é um exercício de envolvimento dos parceiros, o que para nós é importante, porque também explora o elo económico. O Algarve é conhecido pelo sol, praia e pelo mar, mas a verdade é que tem muito mais para dar. Este tipo de eventos tem a grande vantagem de combater a sazonalidade que acontece neste tipo de locais. É importante olhar para os outros ativos da região».

O Festival de Observação de Aves foi promovido pela Câmara Municipal de Vila do Bispo e teve a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Associação Almargem como copromotores. Esta altura do ano coincide com o pico da migração de Outono, quando as aves migratórias deixam o nosso país em direção a terras quentes africanas.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Já abriram as inscrições nas mais de 200 atividades do Festival de Observação de Aves de Sagres

Abriram este sábado as inscrições para as mais de 200 atividades previstas no programa

Sul Informação

Autoridade Marítima põe mais “olhos” na costa algarvia para aumentar segurança

Não foi preciso equipamento especial nem de última geração, nem sequer um investimento avultado,

Sul Informação

PJ apanha 2,1 toneladas de haxixe e detém 7 durante descarga noturna em praia de Sagres [com fotos]

A Polícia Judiciária apanhou, esta madrugada, 2,1 toneladas de haxixe e deteve sete homens,