Luísa Martins vai apresentar o seu livro «Contributos para a História da Alimentação Algarvia, a partir das atas das vereações do Concelho de Loulé (1384-1488)», na próxima sexta-feira, dia 7 de Outubro, às 21h00, na Biblioteca de Loulé, em mais uma sessão da iniciativa «Livros Abertos».
A obra resulta da investigação realizada a partir da análise às atas de vereação de Câmara do Concelho de Loulé, durante um período de 104 anos.
Luísa Martins compila e interpreta um conjunto de dados que ajudam a esclarecer o papel que a produção de alimentos, em período tardomedieval, tinha no dia-a-dia da população louletana e demonstra como o modelo alimentar predominante terá sido um antecedente da atual dieta mediterrânica.
Foi, aliás, na Feira da Dieta Mediterrânica, no dia 2 de Setembro, que esta obra foi também apresentada.
«Este livro permite ainda compreender a importância da produção e comercialização dos alimentos no quadro da economia e da sociedade, no seu contexto cultural e religioso, bem como na política de gestão pública de um município medieval e abordar as tensões sociais, em torno dos alimentos, que transparecem em algumas situações relatadas nas atas de vereação», diz a Câmara de Loulé.
A apresentação da obra está a cargo de Natércia Magalhães, da Direção Regional de Cultura do Algarve, e a entrada é livre.
Quem é Luísa Martins?
Luísa Fernanda Guerreiro Martins doutorou-se em História (Estudos africanos e presença portuguesa em África). No âmbito da sua área profissional tem desenvolvido investigação sobre património e história local portuguesa, centrando o foco sobre a região do Algarve e do Concelho de Loulé.