Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
A observar as aves na Cabranosa
A observar as aves na Cabranosa

A 7ª edição do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, que se realizou entre 30 de Setembro e 5 de Outubro, bateu vários recordes. Um total de 1109 pessoas participaram em 300 atividades ligadas à natureza, distribuídas pelo concelho de Vila do Bispo.

A Câmara de Vila do Bispo diz que «mais uma vez o festival foi considerado um sucesso, mas sempre com a visão de querer fazer mais e melhor».

Segundo a organização, foram observadas 134 espécies de aves e paralelamente foram feitos passeios de barco e pedestres que permitiram observar vegetação nativa de Sagres, libélulas, mamíferos marinhos entre outros.

Os mais de 1000 participantes dividiram-se entre 29 nacionalidades, entre os quais se incluíram portugueses, australianos, indianos, canadianos e muitos europeus.

As atividades dedicadas aos mais novos tiveram também, este ano, bastante adesão.

Ganso-patola ou alcatraz (Morus bassanus) juvenil
Ganso-patola ou alcatraz (Morus bassanus) juvenil

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, participaram no evento, onde simbolicamente libertaram duas aves de rapina provenientes de cativeiro, plantaram árvores e removeram uma espécie invasora.

No dia da visita dos governantes, Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, disse «que o evento deste ano já superou, em vários aspetos, os anos anteriores. Nós e os nossos parceiros temos conseguido gradualmente que este evento tenha mais notoriedade, o que também se deve à conquista do “Prémio Município do Ano de 2015” e à excelente equipa que temos, nomeadamente a Almargem, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e o Município. Este ano, tivemos mais 100 atividades que na edição anterior, perfazendo as 300, e muitas esgotaram antes do festival começar».

O evento foi promovido pela Câmara Municipal de Vila do Bispo e teve a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Associação Almargem como co-promotores. Acontece nesta altura do ano porque é o pico da altura da migração de outono, quando as aves migratórias deixam o nosso país em direção a terras quentes africanas.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Já abriram as inscrições nas mais de 200 atividades do Festival de Observação de Aves de Sagres

Abriram este sábado as inscrições para as mais de 200 atividades previstas no programa

Sul Informação

Autoridade Marítima põe mais “olhos” na costa algarvia para aumentar segurança

Não foi preciso equipamento especial nem de última geração, nem sequer um investimento avultado,

Sul Informação

PJ apanha 2,1 toneladas de haxixe e detém 7 durante descarga noturna em praia de Sagres [com fotos]

A Polícia Judiciária apanhou, esta madrugada, 2,1 toneladas de haxixe e deteve sete homens,