Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

alcoutim sec de estadoAlcoutim recebeu a visita da secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna Isabel Oneto no passado dia 2 de Novembro, e Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara, pediu o «fortalecimento da segurança de pessoas e bens no concelho de Alcoutim». Esta visita também serviu para apresentar os Contratos Locais de Segurança (CLS) da nova geração.

A secretária de Estado deu a conhecer, por conseguinte, tanto o enquadradamento dos CLS, como o modelo organizacional e etapas do processo.

Os Contratos Locais de Segurança têm como objetivo reduzir «as vulnerabilidades sociais e a prevenção da criminalidade e da delinquência juvenil». Já a nova geração de CLS pretende «encontrar respostas adequadas às especificidades sócio criminais de cada território e promover a cooperação entre a administração central, as autarquias e as comunidades locais», diz a Câmara de Alcoutim.

Os novos Contratos vão ter três tipologias: o «MAI Município», «MAI Bairro» e «MAI Cidadão».

O «MAI Município» terá uma abrangência municipal e será direcionado para a prevenção geral da criminalidade e para o aumento do sentimento de segurança das populações, estando aqui relacionado com o apelo feito a Isabel Oneto pelo presidente da Câmara de Alcoutim.

Já o «MAI Bairro» vai ter uma intervenção mais localizada e é vocacionado para a prevenção criminal, como  delinquência juvenil. O «MAI Cidadão» por sua vez, visa responder a situações pontuais, como turismo e movimentos migratórios.

Ainda quanto à questão da criminalidade, a Câmara de Alcoutim diz que foram abordadas «as condições em que a Guarda Nacional Republicana» desenvolve a sua atividade no concelho.

Os Contratos Locais de Segurança são celebrados entre o Ministério da Administração Interna e os Municípios e Freguesias.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

GNR detém mulher por tráfico de droga em Silves

Uma mulher, de 58 anos, foi detida pela GNR esta quinta-feira, 3 de Agosto,

Sul Informação

Gangue internacional de assaltantes apanhado em Loulé acusado de 26 crimes

Cinco membros do gangue internacional de assaltantes, que foi apanhado em Janeiro pela GNR

Sul Informação

GNR apreende 23 plantas de cannabis em Monchique

A GNR apreendeu esta quinta-feira, 20 de Julho, 23 plantas de cannabis, com cerca