Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A primeira sessão das IV Jornadas de História do Baixo Guadiana vão decorrer no dia 20 de Janeiro, entre as 9h30 e as 16h30, no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António.

As Jornadas abrem às 10h00 com a comunicação «O movimento associativo no Algarve: sociabilidade, cultura e património no Baixo Guadiana», por Patrícia Palma.

O envolvimento dos portugueses nas duas guerras Oitocentistas – a Guerra Peninsular de 1808-1814 e a Guerra Civil de 1828-1834 – alterou de forma irreversível a natureza da relação dos indivíduos – cidadão e “cidadoa”, conceitos então nascentes – com o mundo sociopolítico.

Generalizaram-se as reuniões para a discussão pública de ideias e de notícias, que circulavam através de jornais, folhetos e folhas soltas, e a leitura coletiva e com sentido interveniente passou a organizar a sociabilidade de diferentes grupos sociais, como se pode observar na dinâmica associativa formada no Algarve ao longo do período Oitocentista.

«Dedicaremos esta conferência à análise desse dinamismo social e solidário, particularizando casos específicos do Baixo Guadiana, onde será possível compreender como tais instituições de iniciativa privada contribuíram ativa e diversamente para o longo processo de desenvolvimento cultural da região», explica a autora.

Poderão tais organizações, espaços e práticas integrar o conceito de património cultural? Como e com repercussões na atualidade?

Segue-se, às 11h00, Luísa Martins, que falará sobre «Para que o povo não padeça de fome: a gestão alimentar no período medieval cristão», que pretende «demonstrar como os concelhos medievais geriam a produção dos alimentos e como se alimentavam as populações, a partir das atas de vereação do concelho de Loulé no período medieval cristão».

«Desde a trilogia consagrada do pão, do azeite e do vinho à venda do peixe nas bancas da praça, apresenta-se uma imagem do quotidiano das populações algarvias».

As Jornadas encerram, às 14h00, com uma visita a Cacela Velha, tendo como tema a história dos hábitos alimentares a partir do registo arqueológico, conduzida pela arqueóloga Catarina Oliveira.

As inscrições devem ser feitas através do email arquivomunicipal@cm-vrsa.pt ou do telefone 281510260. A entrada é livre.

As restantes sessões destas Jornadas, ao longo do ano de 2017, estão previstas para 17 de Março e 26 de Maio.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Ourique viaja no tempo nas comemorações da sua batalha

Os 878 anos da Batalha de Ourique (25 de Julho de 1139) vão ser

Sul Informação

VRSA anima o Verão com centenas de atividades

A animação durante o Verão, em Vila Real de Santo António, vai ser garantida

Sul Informação

Sítio arqueológico de Vale de Boi mostra os seus tesouros em novo Dia Aberto

A Jazida Arqueológica Paleolítica de Vale Boi, em Vila do Bispo, volta a abrir