Os poetas portugueses vão ter mais uma oportunidade para se candidatar ao Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, que a Câmara de Faro volta a lançar este ano e que vai «galardoar um livro de poesia escrito em português, publicado integralmente em 1ª edição, em 2016» com 5 mil euros. Os interessados podem submeter as suas obras até 30 de Abril.
Esta é a sexta edição deste prémio, que foi atribuído pela primeira vez em 1999. A sua criação visou homenagear o poeta farense que lhe dá nome e é, igualmente, o patrono da Biblioteca Municipal de Faro, bem como «promover o aparecimento de novos poetas, mas também reconhecer o labor dos já consagrados».
«Em todas as edições teve mais de 50 obras a concurso, tendo sido atribuído a poetas de reconhecida excelência literária como Fernando Echevarria, Fernando Guimarães, Nuno Júdice, João Rui de Sousa e Luís Quintais», segundo a Câmara de Faro.
As normas de participação podem ser consultadas na íntegra no site da autarquia farense.
O prémio será atribuído por um júri composto por Adriana Nogueira (Professora Universitária), José Tolentino Mendonça (Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa) e Nuno Júdice (Poeta e Ensaísta).