Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O mestre José Domingos Horta vai abrir as portas da sua oficina, onde constrói acordeões, no dia 21 de Janeiro, às 15h00, em Tavira, para uma visita orientada.

O acordeão, que é descrito pela Câmara de Tavira, como «um instrumento complexo e fascinante», é o «acompanhamento preferencial de várias formações musicais, entre elas os grupos de Charolas que percorrem as ruas da cidade e aldeias do concelho de Tavira, e do restante Algarve, durante as festividades do Ano Novo».

Também o tradicional «corridinho», se baseia nas sonoridades deste instrumento. Nesta visita estará presente João Pereira, presidente do Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve.

José Domingos começou por ser tocador de acordeão, tendo aprendido com alguns dos mestre mais conhecidos. Devido à necessidade de reparar o seu instrumento, iniciou-se na arte da construção.

«Das suas mãos saem acordeões com assinatura própria que tocam por esse mundo fora», diz a Câmara de Tavira. José Domingos Horta já participou em alguns projetos, onde deu a conhecer esta sua arte, que podem ser vistos aqui e aqui.

Esta visita faz parte do programa «Dieta Mediterrânica Todo o Ano» que promove atividades de salvaguarda desta dieta e tem como objetivo divulgar as múltiplas dimensões do estilo de vida e da paisagem cultural mediterrânica.

Assim, «pretende-se, na perspetiva da sustentabilidade (social, ambiental e económica), dar a conhecer as paisagens produtivas, os alimentos, os saberes-fazeres e as ameaças à sua continuidade, assim como explorar, experimentar e saborear», explica a autarquia tavirense.

O programa integra passeios de interpretação do território, demonstrações culinárias e nutricionais (as cozinhas mediterrânicas), mostras de filmes, oficinas de arte e artesanato, entre outras atividades em torno dos saberes-fazeres mediterrânicos.

As iniciativas, promovidas pelo Município de Tavira, contam com a colaboração dos habitantes locais e a parceria de outras instituições, integrando o saber empírico e o saber científico.

Esta visita orientada tem inscrição gratuita, mas obrigatória, que pode ser feita aqui.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Polícia Marítima apreende mais de 50 “páreos de praia” nos areais de Tavira

O Comando-Local da Polícia Marítima de Tavira apreendeu na segunda-feira, 17 de julho, mais

Sul Informação

INEM reforça meios de emergência para o Algarve durante o Verão

O Algarve terá, durante o Verão, mais meios de emergência do INEM disponíveis, de

Sul Informação

Câmaras de Alcoutim, Loulé e São Brás apoiam Agrupamento de Defesa Sanitária de Alcoutim com 20 mil euros

O Agrupamento de Defesa Sanitária de Gado Bovino, Ovino e Caprino do Concelho de