Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Uma palestra sobre “a questão do sal nas crianças”, no dia 10 de Fevereiro, às 17h00, ou outra sobre o “Consumo de sal em Portugal: Como se mede, que danos provoca e quais os grupos com maior ingestão”, no dia 11, também às 17h00, são algumas das propostas do 11º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global, que quer educar para o consumo de sal, e se realiza de amanhã, dia 9, a 12 de Fevereiro, no Hotel Crown Plaza, em Vilamoura.

Assim, será debatido o panorama atual no que diz respeito ao consumo de sal em Portugal, com as suas implicações económicas, políticas e de saúde pública, mas também se falará de estratégias de intervenção e combate ao elevado consumo de sal.

Além deste, também a questão do pão, ambos alimentos fundamentais da Dieta Mediterrânica, será abordada com, por exemplo, a apresentação, a cargo do professor Mesquita Barros, de um estudo sobre o pão do norte de Portugal.

Este ano o Congresso Português de Hipertensão também vai contar com a presença de dois grandes precursores da luta contra o consumo de sal: o professor Fernando Pádua, fundador e presidente do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva e da Fundação Professor Fernando Pádua, e o professor Graham MacGregor, presidente do Consensus Action on Salt and Health (CASH) e do World Action on Salt and Health (WASH).

Segundo a presidente da comissão organizadora do congresso Cristina Alcântara «à semelhança das edições anteriores, este ano temos novidades e inovações. Teremos pela primeira vez a colaboração da Sociedade Romena de Hipertensão, alargando a internacionalização do congresso e da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH). E a novidade são os cursos pré-congresso: diabetes, hipocoagulação e dislipidemia, a realizar no dia 9 de manhã”.

O “Projeto Lusofonia” volta a ser marco do evento com transmissão em tempo real e via online para congressistas de cinco países – Angola, Moçambique, Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Esta edição conta também com a sessão conjunta da SPH com a European Society of Hypertension, onde vários especialistas internacionais vão discutir os últimos desenvolvimentos no tratamento da hipertensão arterial. Também haverá sessões conjuntas entre a SPH e sociedades de outros países, como a Hungria, Roménia e Brasil.

“A pressão arterial ideal” é o tema escolhido para a conferência inaugural do congresso, que será dirigida pelo professor Enrico Agabiti, presidente da Sociedade Europeia de Hipertensão e Director do Departamento de Ciências Clínicas e Experimentais da Universidade de Brescia, em Itália.

O encerramento do congresso, marcado, por sua vez, para o dia 12, será feito com a conferência “Benefícios e encargos do tratamento anti-hipertensivo”. Esta apresentação fica a cargo do Professor Alberto Zanchetti, docente e investigador no Centro de Fisiologia Clínica e Hipertensão da Universidade de Milão, em Itália.

Para consultar o programa completo basta clicar aqui.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Rastreio da Alcar Saúde de cancro do colo do útero detetou dez casos preocupantes

A clínica Alcar Saúde, em Faro, realizou quatro dezenas de rastreios de cancro do

Sul Informação

Cuidados de Saúde Primários no Algarve já receberam investimento de 1,5 milhões em 2017

Os Cuidados de Saúde Primários no Algarve já beneficiaram, desde o início de 2017,

Sul Informação

Refood de Almancil tem instalações melhoradas

A Refood de Almancil tem as instalações melhoradas, após as obras, feitas no âmbito