Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Governo está a ter um «procedimento discriminatório em relação ao Algarve e aos algarvios» ao excluir o Algarve do Programa de Valorização das Áreas Empresariais, acusou a deputada do CDS eleita pela região Teresa Caeiro.

A parlamentar centrista já questionou o Governo sobre a exclusão da região algarvia deste programa, que prevê um investimento de 180 milhões de euros, dos quais 102 milhões em acessibilidades rodoviárias e 78 milhões na criação e expansão de zonas empresariais.

Esta verba será aplicada em três das cinco NUTS II do Continente – Norte, Centro e Alentejo – ficando de fora do programa as duas regiões que já saíram do Objetivo de Convergência da União Europeia (regiões mais “pobres”): Lisboa e Vale do Tejo e o Algarve.

Teresa Caeiro recorda as palavras do primeiro-ministro António Costa, que na cerimónia de apresentação do programa disse que «a prioridade é potenciar o investimento que já foi feito pelas empresas, pelas autarquias, nas zonas industriais, e pelo Estado, nas infraestruturas rodoviárias e ferroviárias, e que temos de potenciar para termos mais crescimento, melhor emprego e maior igualdade».

A parlamentar diz ter estranhado a ausência do Algarve do lote de regiões a apoiar, tendo em conta que esta «é uma região com uma importância elevada para a economia nacional e regional, e para a taxa de emprego, sendo o turismo a sua atividade principal».

«Esta área é, como se sabe, a maior atividade exportadora nacional. Importa não esquecer todos os sectores da economia que giram em torno do turismo: hotelaria, restauração, construção, imobiliário, somando-se a isto as receitas provenientes do turismo através das receitas fiscais arrecadadas», defende a deputada do CDS.

«A existência de boas infraestruturas e o incentivo ao investimento são essenciais para o desenvolvimento do turismo», pelo que, na visão de Teresa Caeiro, o Algarve e os algarvios estão a ser alvo de discriminação.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Novo terminal vai poupar «dificuldades» ao Aeroporto de Faro «por bons anos»

«Não vamos ter dificuldades por bons anos», assegurou aos jornalistas o diretor do Aeroporto

Sul Informação

Algarvio Miguel Freitas é o novo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural

O algarvio Miguel Freitas é o novo secretário de Estado das Florestas e do

Sul Informação

Águas do Algarve lança concursos para empreitadas nos concelhos de Albufeira e Castro Marim

A Águas do Algarve lançou dois concursos públicos no dia 6 de Julho, um