Ana Cabecinha, atleta do Clube Oriental de Pechão (COP), e Jorge Varela, do Areias de São João, renovaram os títulos de campeões regionais absolutos de corta-mato, numa prova que decorreu este domingo, dia 12 de Fevereiro, nos “Pinheiros de Marim”, em Olhão.
A marchadora olímpica portuguesa acabou a prova feminina, de cerca de 5 quilómetros, em 18 minutos e 21 segundos. Em masculinos, o atleta albufeirense conseguiu completar a prova de cerca de 7 quilómetros em 23 minutos e 21 segundos.
Na segunda posição da competição feminina, ficou Ana Dias, do Areias São João, seguida de Edna Barros, do COP. Entre os homens, o segundo e terceiro classificados foram dois atletas do Areias de São João, Manuel Ferraz e Paulo Soares.
A história da passada edição do Campeonato Regional de Corta-Mato também se repetiu no que à classificação coletiva diz respeito. O Areias de São João e o Clube Oriental de Pechão voltaram a dividir o “espólio”, vencendo a competição em masculinos e femininos, respetivamente.
Em juvenis e juniores, por equipas, houve um domínio do Clube Oriental de Pechão, que venceu os quatro títulos em disputa.
Já em termos individuais, Eva Bento, do Areias São João, e Etson Barros, do COP, venceram nos juvenis, ao passo que, em juniores, os vencedores foram Carolina Costa, do COP, e Tiago Moreira, da equipa da Bela Vista.
No mesmo dia, decorreu o torneio regional para os escalões de benjamins, infantis e iniciados. Por equipas, o Clube Oriental de Pechão venceu três dos seis títulos em disputa: em benjamins masculinos, iniciados femininos e iniciados masculinos. A Associação Académica Bela Vista venceu em benjamins e infantis femininos e o São Francisco Associação Desportiva venceu em infantis masculinos.
Individualmente, os vencedores foram Lara Martins, do Núcleo Sportinguista de Faro, e Rodrigo Estrela, do COP, em benjamins; Lara Castro, do Bela Vista, e Marco Nobre, da Associação Caboverdianos, em infantis, e Ana Catarina Mestre, do COP, e Manuel Casado, do Centro Desportivo de Quarteira, em iniciados.
O Campeonato Regional de 2017 ficou marcado pela ausência «de muitos participantes» devido «à grande intempérie» que se fez sentir no Algarve na véspera (dia 11), segundo o Clube Oriental de Pechão, que organizou a prova.
A prova contou com o apoio do Município de Olhão, das Juntas de Freguesia de Pechão, Quelfes e Olhão, do Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo do Algarve, do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, Lusitânia – Seguros, da Line Star Life, da Disofrio, da Visacar, e do comércio local.
Veja mais fotos:
Conheça todos os campeões regionais individuais:
Juvenis femininos – Eva Bento (Areias S. João)
Juvenis masculinos – Etson Barros (CO Pechão)
Juniores femininos – Carolina Costa (CO Pechão)
Juniores masculinos – Tiago Moreira (AA Bela Vista)
Sub-23 femininos – Edna Barros (CO Pechão)
Sub-23 masculinos – André Tomé (AA Bela Vista)
Seniores femininos – Ana Cabecinha (CO Pechão)
Seniores masculinos – Rafael Menau (Onda Sólida)
Veterana F35 – Irina Coelho (AC Sambrasense)
Veterano M35 – Jorge Varela (Areias S. João)
Veterana F40 – Ana Dias (Areias S. João)
Veterano M40 – Manuel Ferraz (Areias S. João)
Veterana F45 – Anabela Moreira (CO Pechão)
Veterano M45 – Felisberto Reigado (Areias S. João)
Veterano M50 – Álvaro Rodrigues (CD Quarteira)
Veterana F55 – Helena Rodrigues (CA Tunes)
Veterano M55 – Fernando Pires (Casa Benfica de Faro)
Veterana F65 – Marilia Cavaco (CD Quarteira)
Veterano M65 – José Martins (AA Bela Vista)
Veterano M70 – Manuel Faísca (AC Sambrasense)