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O médico João Moura Reis, que tinha sido nomeado em Novembro de 2013 para de presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, demitiu-se desse cargo e, para o seu lugar, o ministro da Saúde já nomeou Paulo Morgado, também médico e com muita experiência em cargos públicos.

O despacho de nomeação de Paulo José Dias Morgado, que foi publicado no dia 22 de Fevereiro, em Diário da República, também indica que a saída tanto de Moura Reis, como de um dos vogais, Nuno Ramos, foi feita na «sequência da cessação da comissão de serviço a pedido dos anteriores titulares».

Em declarações ao Sul Informação, Moura Reis confirmou que saiu do cargo a seu pedido por considerar que, na ARS, «as coisas estão preparadas para poderem evoluir», ou seja, que o seu trabalho está feito.

Moura Reis vai agora para «outros desafios», «fora do Algarve», mas «sempre dentro do Serviço Nacional de Saúde», acrescentou nas suas declarações ao nosso jornal.

O mesmo despacho do ministro da Saúde nomeou Josélia Gonçalves para o cargo de vogal do Conselho Diretivo da ARS Algarve, em substituição de Nuno Ramos, que tinha saído há cerca de dois meses, para trabalhar no setor privado.

Paulo Morgado, que é presidente da Assembleia Municipal de Lagos, eleito pelo PS, era coordenador da UCSP de Lagos desde Julho de 2014.

Da anterior equipa de João Moura Reis, apenas resta, no Conselho Diretivo da ARS Algarve, Tiago Botelho.

 

Paulo José Dias Morgado
Data de Nascimento: 19 de março de 1960

Médico, licenciado pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, em 1984. Internato Geral nos Hospitais Civis de Lisboa. SMO na Marinha de Guerra Portuguesa, como médico da Reserva Naval (1986-88).
Internato Complementar de Medicina Geral e Familiar, na ARS Algarve, tendo obtido o grau de Generalista/Especialista em Medicina Geral e Familiar em 1992, por provas públicas.
Grau de Consultor da Carreira Médica de Clínica Geral/Medicina Familiar, obtido por provas públicas. Assistente Graduado de Clínica Geral do quadro do Centro de Saúde de Lagos – ARS Algarve, ACES Algarve II – Barlavento.
Curso de Mestrado em Bioética pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 2002 e 2003.

Atividade Académica e de Formação:
Professor do Ensino Secundário, durante quatro anos, Escola Secundária de Santo André-Barreiro. Monitor das cadeiras de Bioquímica e de Imunologia na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.
Docente de Bioquímica na Escola de Enfermagem Pós-Básica de Lisboa, Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Docente da Universidade Lusófona/ISMAT em Portimão e Instituto Piaget em cursos/cadeiras da área da Saúde, em vários períodos, de 1998 até 2005.
Docente convidado de Bioética na Universidade do Algarve, em 2009. Preletor e formador em reuniões nacionais e internacionais nas áreas dos Cuidados de Saúde Primários e Bioética.
Orientador do Internato Complementar da especialidade de Medicina Geral e Familiar, na Coordenação do Internato de MGF do Algarve. Tutor de médicos internos do ano comum, colocados na UCSP de Lagos.
Orientador externo de estágio de finalistas do Curso de Nutrição da Universidade do Algarve.

Sociedades Científicas:
Membro dos Corpos Sociais e da Direção Nacional da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose, em vários mandatos. Membro da Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral. Membro da Sociedade Portuguesa de Hipertensão

Atividade Profissional:
Médico nos Centros de Saúde de Portimão, Lagos e Vila do Bispo e nos Hospitais de Lagos, Portimão e Faro, desde 1986. Diretor do Centro de Saúde de Vila do Bispo de 1999 a 2005.
Membro da ERA (Equipa Regional de Apoio), para a implementação das USF no Algarve.
Vogal Executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, CHBA EPE desde 31/12/2005 até fevereiro de 2010, com os pelouros da produção, contratualização interna/externa, sistema de informação.
Coordenador do Grupo de Trabalho para o Estudo Preliminar para a implementação da Unidade Local de Saúde do Barlavento Algarvio, ARS Algarve/CHBA, 2006.
Diretor regional adjunto do Centro Distrital de Segurança Social de Faro, desde março 2010 a 2012. Coordenador da UCSP de Lagos desde julho de 2014.

 

Josélia Maria Gomes Mestre Gonçalves
Natural de Castro Marim (21/março/1971) e residente em São Brás de Alportel

Formação Académica:
Licenciatura em Sociologia – Universidade de Évora; Pós-graduação em Gestão e Administração em Saúde – Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Mestrado em Sociologia – Universidade de Évora;
Curso de Alta Direção em Administração Pública (CADAP) – INA – Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas.
Frequência do programa doutoral em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais – Universidade de Évora.

Atividade Profissional:
Docente do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes – Portimão (1996 a 2013). Universidade de Évora – Assistente convidada no Departamento de Sociologia (2004 a 2005) e Assistente no Departamento de Sociologia (2005 a 2006).
Universidade Aberta – Polo de Silves – Colaboradora (1998 a 2002). Centro de Emprego do Areal Gordo – Faro – Formadora (2000 a 2002)

ARS Algarve:
Técnica superior, desempenhou funções nas áreas da assessoria ao Conselho de Administração, da Formação e das Prestações Indiretas (desde 2002).
Coordenação Regional dos Cuidados Continuados Integrados do Algarve com responsabilidades de planeamento, gestão, controlo e avaliação da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) a nível regional (2006 a 2012).
Presidiu à Comissão de Avaliação Técnica do Programa Modelar (financiamento público a instituições particulares de solidariedade social).
Presidiu à Comissão de Avaliação Técnica das Unidades do Serviço Nacional de Saúde com reconversão para a RNCCI (2008 a 2012).

Câmara Municipal de São Brás de Alportel:
Chefe de Gabinete de Apoio à Presidência, com responsabilidades ao nível da assessoria relativa à definição e prossecução das políticas municipais, do desenvolvimento das relações institucionais do município com os órgãos e estruturas do poder central e dos organismos desconcentrados, com institutos públicos e instituições privadas com atividade relevante no município, assim como com outros municípios e associações de municípios, das relações internacionais e intermunicipais em que o município seja parte integrante, entre outras (desde outubro de 2013 até ao momento)

Cargos eleitos:
Assembleia Municipal de São Brás de Alportel – Membro da Assembleia Municipal no mandato de 2005-2009; 1.ª Secretária da Mesa da Assembleia Municipal nos mandatos de 1998-2001, 2002-2005 e 2013-até ao momento. Assembleia Intermunicipal do Algarve – Membro nos três primeiros mandatos.

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