Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O estado do mar vai agravar-se a partir da tarde de hoje, com a agitação marítima a intensificar-se na terça-feira de Carnaval, o que aconselha a cuidados extra, alertou a Marinha Portuguesa.

As ondas de 4 a 5 metros esperadas para o dia 28 de Fevereiro, na Costa Ocidental do Algarve e Alentejo levaram o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) a lançar um aviso amarelo, que é válido a partir das 6 horas de amanhã e se mantém durante 24 horas.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN) «na faixa litoral Oeste do Continente é esperado um aumento gradual da agitação marítima ao longo da manhã de 28 de fevereiro, com ondas que podem chegar até aos 6 metros na Madeira, e até 8 metros ao largo da costa, a norte do Cabo da Roca».

No Alentejo e na costa oeste do Algarve a situação não será tão extrema como a Norte do Tejo (foi lançado um aviso laranja para todos os distritos litorais de Lisboa até Viana do Castelo) e nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, mas não deixa, por isso, de inspirar cuidados.

«À comunidade marítima que se encontra no mar recomenda-se a adoção de medidas de precaução e aconselha-se a manutenção de elevado estado de vigilância. À população em geral recomenda-se que, caso exista necessidade de se deslocar até à orla costeira, mantenha uma atitude vigilante e tenha sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras», aconselham a AMN e a Marinha.

Na madrugada de quarta-feira, dia 1 de Março, «é expetável que as condições do mar comecem a melhorar», com a altura das ondas a diminuir para «valores na ordem dos 3 a 4 metros».

sulinformacao

Também poderá gostar

Temporal_agitação marítima_sueste_01

Autoridade Marítima reforça alerta: mar agitado e ondulação forte até ao fim-de-semana

Apesar da ligeira melhoria entre os dias 2 e 3 de Janeiro, a previsão

Sul Informação

Temperatura atinge 42,7ºC no Sítio das Fontes e bate recorde

42,7 graus. Foi esta a temperatura que ontem, 14 de Julho, às 13h00, foi

Sul Informação

Autoridade Marítima põe mais “olhos” na costa algarvia para aumentar segurança

Não foi preciso equipamento especial nem de última geração, nem sequer um investimento avultado,