Castro Marim volta a receber a madrinha e embaixadora do Festival de Lucía. A fadista Mariza pisa o palco de Castro Marim no dia 19 de Agosto, às 22h00, num concerto único e integrado no Festival de Lucía que terá, este ano, na sua segunda edição, a duração de dois dias.
Os bilhetes ficarão em breve à venda, sendo esta informação disponibilizada no site do Município de Castro Marim, bem como na página de facebook do Município e do Festival de Lucía.
Estarão disponíveis três tipos de bilhete, consoante a zona de assento: 750 lugares pelo valor de 15 euros para a zona a, 2000 lugares pelo valor de 20 euros para a zona b e ainda 250 lugares pelo valor de 35 euros para a zona c.
O Município de Castro Marim organiza a segunda edição desta inédita homenagem ao eterno génio da guitarra e mestre absoluto do flamenco contemporâneo, Paco de Lucía, o “Festival de Lucía”.
Paco de Lucía (natural de Algeciras, na vizinha Andaluzia), reconhecido como um dos melhores compositores e guitarristas do mundo, tinha em Castro Marim as suas raízes, mais concretamente em Monte Francisco, terra que viu a sua mãe, Lucía, nascer.
É nesta ligação umbilical que o “Festival de Lucía” assenta, homenageando uma guitarra de várias linguagens, cruzamentos e matizes, como a que Paço de Lucía habitou o seu público, mas homenageando também as mulheres, através da memória de sua mãe, cuja alegria e semblante lusitano sempre o inspirou. Este é o Paco Português, que dedicou um disco a esta terra, “Castro Marin”, e à sua mãe.
O Festival de Lucía é um festival de música, que a organização pretende que seja, todos os anos, «uma inspiração planetária para todos os que possam e desejem partilhar a eternidade do génio».
Depois do primeiro evento, realizado em 2016, que se revestiu de um caráter mais intimista e foi aplaudido por cerca de 700 pessoas, chegou a altura de expandir este Festival e dar-lhe um novo conceito.
A edição de 2017 terá então duas noites (18 e 19 de Agosto), e do seu programa constam concertos, dança flamenca e uma exposição coletiva de arte, não tendo um único palco, mas ocorrendo em vários espaços culturais da vila de Castro Marim.
Associado ao evento, o Município de Castro Marim pretende assumir um papel dinamizador na valorização, sensibilização e divulgação das artes e de novos artistas, promovendo, para esse efeito, o projeto, já com alguns anos de existência, “Artistas de Cá”, que convida artistas de todo o país a apresentarem obras sobre Paco de Lucía.
A iniciativa “Artistas de Cá” nasceu com o objetivo de incrementar as artes na região, dando a conhecer novos artistas e sensibilizando o público, lançando-se agora o repto a nível nacional, por se tratar de uma figura incontornável da história mundial da música.
Os trabalhos resultantes desta iniciativa serão expostos pela vila de Castro Marim e na Casa do Sal, o polo cultural do concelho.
O festival pretende trazer até si os novos valores da guitarra e do flamenco, dando palco aos artistas singulares ou grupos que aí desejem atuar. Pretende-se assim uma associação às escolas artísticas da região dedicadas à guitarra e ao flamenco, expressões artísticas patentes no legado cultural de Paco de Lucía.