O Centro Histórico de Vila Real de Santo António recebe, a partir desta sexta-feira, dia 17 de Março, uma exposição de esculturas de Carlos de Oliveira Correia.
A mostra é composta por 23 peças que se encontrarão maioritariamente expostas ao ar livre, no Centro Histórico de Vila Real de Santo António, nomeadamente nas principais artérias da Baixa da cidade e na zona ribeirinha.
A autarquia realça ainda «um conjunto de instalações em ferro patentes no átrio da Câmara Municipal de VRSA».
Os objetos em exposição «recorrem a materiais como ferro, arame, madeira, betão, entre outros, e mostram algumas das principais tradições, objetos ou costumes algarvios, apelando ao imaginário de todos os que visitem ou percorram as ruas da cidade», acrescenta a autarquia.
Carlos de Oliveira Correia, o autor das obras, é conhecido por peças como “Santo António” (na entrada Norte de VRSA), o «Cavaleiro da Ordem» (na rotunda Sul de Castro Marim), ou «O Polvo» (em Quarteira). Este é o segundo ano consecutivo que o artista, a convite da autarquia, leva alguns dos seus trabalhos à cidade raiana algarvia.
A Câmara realça ainda a escultura “O Contrabandista” que, «dadas as relações fronteiriças de VRSA com Ayamonte, merece uma especial referência», uma vezz que « muitos vila-realenses conhecem ou tiveram alguém na família que, no passado, recorreu ao contrabando de produtos e alimentos nas margens do Rio Guadiana».
A exposição pode ser livremente visitada e está patente até ao dia 30 de Setembro.
Veja algumas das peças em exposição: