Seis empreendedores algarvios passaram uma tarde inteira a inspirar as cerca de 250 pessoas, na sua maioria jovens estudantes, que lotaram por completo o anfiteatro da Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, em Faro, no seminário «Estratégias que Marcam 6».
O jovem empresário farense Ricardo Mariano, fundador da Timing, empresa de trabalho temporário, e proprietário de mais três outras empresas (Pens.pt, USBSPOT e Pinayas), falou do seu percurso pessoal e de como lhe foram surgindo as oportunidades e as ideias para os seus negócios.
A Timing, que é uma das maiores empregadoras do Algarve, está em expansão, tendo Ricardo Mariano anunciado até a abertura dentro de poucos dias do primeiro «Timing Café», em Quarteira, a sua primeira aventura no mundo da restauração, bem como um negócio com o seu Sport Lisboa e Benfica.
Carlos Fernandes, um dos proprietários da Casa Modesta, uma unidade de turismo rural situada em Quatrim do Sul (Olhão), cujo projeto de arquitetura é agora finalista nos prémios Architizer A+ Awards na categoria de Hotels & Resorts, contou como deixou o mundo da aeronáutica e dos aviões para se dedicar a este projeto de família, que já ganhou outros prémios e vários galardões de qualidade.
Ângela Martins, fundadora da Empower You, empresa de consultadoria em Hospitality Management, Marketing e Branding e Catering e Eventos, contagiou a plateia, formada sobretudo por jovens estudantes dos cursos de hotelaria, gestão e marketing, com a sua forma entusiástica de falar. E lembrou aos jovens que «as empresas já não contratam apenas pessoas com um curso», procuram outras coisas, como a «inteligência emocional». «É preciso trabalhar o coração», sublinhou.
Trabalhando já com alguns dos maiores grupos hoteleiros no Algarve, Ângela Martins partilhou a sua alegria por ter também, como cliente mais recente, o «Anantara Vilamoura Algarve Resort», o primeiro hotel do grupo internacional Anantara na Europa, que irá abrir no dia 1 de Abril. É que, além de ser um cliente importante, o Anantara abre no antigo Tivoli Victoria, casa que a empresária conhece «por dentro e por fora», por ter sido sua diretora.
O segundo painel começou com Sandra Correia, a fundadora da empresa Pelcor, que levou um novo produto, baseado na tradição local e no negócio da família, a cortiça, até bem longe, como a loja do MOMA em Nova Iorque ou uma loja em Xangai, na China. Mas Sandra Correia vendeu a Pelcor no ano passado, a um empresário angolano, e agora, como não consegue estar quieta, quer «ajudar as pessoas» com a sua vasta experiência.
Tal como já o tinha feito Ângela Martins, também Sandra Correia defendeu que, mais importante do que o dinheiro para pôr um projeto de pé, é a «paixão». «O dinheiro é o que menos importa, vocês têm é que acreditar no produto».
E porque Sandra Correia continua a achar que as mulheres empreendedoras algarvias não têm um local onde se encontrar e onde trocar ideias – «o networking é fundamental neste mundo de hoje», sublinhou -, criou o projeto Women’s Club, que tem uma página no facebook, onde os encontros são anunciados e está aberto a todas.
Seguiu-se João Jesus, que apresentou o seu projeto, já premiado, da startup Cuckuu, que já foi considerada uma das 8 melhores Apps da Europa e que a revista Forbes considerou como uma startup a “manter debaixo de olho”.
O seminário terminou com uma dose de energia e boa disposição, com a apresentação de Dário Guerreiro – o Môce dum Cabreste, que, com o seu sotaque portimonense, pôs toda a plateia a rir, embora falando até de coisas sérias.
Esta sexta edição do seminário «Estratégias que Marcam», organizado pelos professores do núcleo de Marketing da ESGHT, e que mais uma vez contou com a parceria de media do Sul Informação, deu destaque a uma causa social, o projeto Refood Algarve, considerado como «um bom exemplo de empreendedorismo social».